A Caixa Econômica Federal é um dos bancos mais populares do Brasil. Atualmente, a instituição tem investido em ferramentas para facilitar o acesso do público pelo celular de qualquer lugar do Brasil. O aplicativo da Caixa é uma das maneira mais simples de acessar a conta.
O serviço está disponível para todo Smartphone e neles operam as principais funções de uma conta na Caixa. Um receio as vezes é não obter formas seguras de movimentar o dinheiro, porém a plataforma é oficial do banco e segura para isso.
Direto do celular ou tablet, o aplicativo é um meio fácil de fazer operações. Neste artigo vamos mostrar as principais funcionalidades e como utiliza-las. Aqui também deixaremos disponível o link para download.
Saiba como baixar o app e também como utilizar as principais funções.
Serviços do app Caixa
O serviço de habilitação do aplicativo da Caixa é um dos mais burocráticos entre os bancos tradicionais. Porém, como o banco é um dos mais utilizados no país, o serviço pode valer a pena pois garante o acesso a ferramentas muito úteis.
Muitas tarefas financeiras são facilitadas e podem ser realizadas direto do aplicativo. Para realizar consultas na plataforma é preciso estar logado, as atividades disponíveis serão:
- Consultar o saldo da sua conta;
- Visualizar as compras do cartão de débito;
- Acompanhar os extratos;
- Realizar operações como pagamento de boletos e transferências.
O aplicativo também possibilita acompanhar resultados da Loteria e simular outros serviços da caixa como empréstimos. Na parte de pagamentos de boleto, o app pode ser muito útil para pagar contas em casa, como de água, luz, gás, telefone e também IPVA e IPTU.
Como utilizar o app
Para facilitar o processo de começar a usar o app da Caixa fizemos um conteúdo com 3 passos que podem ser úteis. Abaixo, confira como fazer o download da plataforma, criar cadastro e ainda veja um vídeo para aprender a habilitar sua conta.
Passo 1- Realize o download
Começando pelo download do aplicativo, veremos que a plataforma está disponível para todo Smartphone ou tablet sejam nos sistemas operacionais iOS, Android ou Windows Phone.
Ele funciona para todo os clientes caixa, pessoas física, empresas e também governo. A ferramenta também está apta para clientes com necessidade especiais e oferece acessibilidade.
Após realizar o download, acessando este link, existem alguns passos simples a seguir para habilitar o seu serviço.
Passo 2 – Crie o cadastro e senha
O primeiro é criar um cadastro com usuário e a “senha internet” criados em seu primeiro acesso. O usuário será o CPF da conta do cidadão e a senha deverá ter seis números. Toda vez que precisar acessar a plataforma esses dois tópicos serão solicitados.
Após o cadastro é possível acessar o app via biometria, habilitando-o na página inicial na opção “leitor digital”. Além do cadastro, o aplicativo solicita uma assinatura eletrônica para realizar as transações. Ela habilita pagamentos, transferências e outras operações.
A segunda senha chamada de assinatura eletrônica visa fornecer maior segurança e pode ser criada de duas maneira, no aplicativo para depois desbloquear nos caixas eletrônicos, ou direto no autoatendimento.
Passo 3 – Habilite o seu celular, vídeo tutorial
O último passo para finalizar e habilita seu aplicativo é cadastrar o seu dispositivo. O vídeo abaixo é um tutorial simples, divulgado pela Caixa, que ensina o passo a passo desse processo. Em poucos minutos é possível cumprir esse requisito.
Esse cadastramento é mais um passo de segurança e aparece quando você for realizar uma operação. Ele se trata basicamente de receber um código via SMS e habilitar ele no aplicativo.
Acontece que para receber esse SMS algumas vezes também será preciso cadastrar seu aparelho em um caixa eletrônico, saiba mais aqui.