Para evitar que trabalhadores fiquem desamparados financeiramente após a rescisão de seus contratos, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 1966.
O fundo é uma quantia em dinheiro que fica disponível para aqueles que acabaram de ficar desempregados, garantindo os direitos básicos dos trabalhadores contribuintes.
Durante todo o serviço, as empresas que contratam os funcionários depositam certa quantia do salário para que, no final, esta seja sacada. No entanto, algumas pessoas não sabem como sacar o FGTS.
Quer aprender como visualizar o seu saldo e como sacar o seu FGTS? Confira a seguir.
FGTS – Quem tem direito ao benefício
Primeiramente, antes de demonstrar como retirar extrato e sacar o fundo, é necessário descobrir quais tipos de trabalhadores têm direito ao benefício, visto que as dúvidas podem ser variáveis.
No geral, o FGTS é destinado a diversos tipos de trabalhadores, mais especificamente os que possuem assinatura na carteira assinada e por isso são contemplados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os trabalhadores rurais.
Além disso, os trabalhadores temporários, empregados domésticos, safreiros (que dependem das épocas de colheita no campo rural) e os atletas profissionais, também podem desfrutar do direito trabalhista.
Aplicativo para consultar o saldo
Existem quatro formas de visualizar o seu saldo do FGTS. A primeira delas é através do aplicativo FGTS. A plataforma foi criada pela Caixa recentemente, permitindo que o ex-funcionário consulte qualquer informação.
Para isso, o trabalhador precisa baixar o aplicativo nas diversas lojas virtuais. Interessados com o celular Android ou iOS, podem encontrar a plataforma através deste link. Depois de instalado, é preciso cadastrar-se.
O procedimento requer alguns dados pessoais como CPF e e-mail. Após criar uma senha, verifique uma confirmação no e-mail já informado e acesse a conta normalmente. Algumas perguntas serão realizadas, mas é necessário que as responda.
Funções da plataforma
Por meio do aplicativo é possível consultar os saldos, extratos e outras informações. Além disso, pode-se realizar o saque da quantia liberada por rescisão de contrato e também o saque imediato.
Ainda, se pode optar por outras modalidades do FGTS sem precisar ir até uma instituição física. Para isso, basta enviar os documentos necessários escaneados. Por fim, também dá para indicar em qual conta prefere receber o pagamento do fundo.
Consulta de saldo – Site da CAIXA
No site da Caixa é possível visualizar o saldo e realizar outras transações, como o saque. Para isso, acesse este link. Nele é preciso preencher o seu CPF, NIS ou e-mail e sua senha.
No entanto, caso não tenha cadastrado uma conta na Caixa, clique em “Cadastrar/Esqueci Senha”. Então, siga os passos indicados e crie um cadastro. Depois, basta logar na conta e ter acesso às informações.
Vale lembrar que por meio do mesmo site, pode-se cadastrar um número de celular para receber mensagens SMS. Desse modo, a Caixa te notifica dos saques que estão feitos pelos empregadores e o saldo disponível também.
Leia também: Caixa lança novo cartão de crédito sem anuidade: confira
Como sacar o FGTS
Para saques em agências físicas, nos casos de rescisão de contrato, o trabalhador deve ir até a Caixa informar o ocorrido. Após 5 dias úteis o valor estará disponível em sua conta.
Já nas situações em que o trabalhador e o empregador fazem um acordo do saque de 80% do FGTS, será necessário que o trabalhador vá até uma agência sacar o dinheiro. Nessa ocasião, o empregador que solicita a liberação do dinheiro.
De qualquer maneira, o procedimento necessitará de que o funcionário ou o empregador recorra à uma agência para notificar a Caixa do pagamento. Contudo, um novo modelo que resolve a dificuldade de deslocamento foi lançado.
Saque Digital
Para sacar o benefício de forma mais prática, basta solicitar o recebimento por meio do aplicativo FGTS e especificar em qual conta bancária deseja receber a quantia. Assim, não é preciso sair de casa para solicitar o benefício.
Na plataforma, verifique o valor disponível para saque. Depois, determine uma conta bancária para o recebimento, que será gratuito. Após 5 dias úteis, o valor é depositado no destino escolhido.
No aplicativo, ainda será possível enviar documentos necessários para aprovação da solicitação de saque, além de todo o decorrer do processo.