O CNH Digital permite ao usuário gerenciar os documentos do seu veículo diretamente pelo celular, com o mesmo valor legal dos documentos impressos. Ainda contém informações que o motorista não pode perder, como o vencimento da sua CNH e o recall para o seu veículo. Além disso, o documento está disponível offline.
O aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito oferece todos os documentos de condução do veículo e notificações essenciais de segurança. O CNH Digital é muito mais do que uma carteira digital, pois envolve serviços e funcionalidades que podem ser acessadas a qualquer momento na palma da mão.
Seu objetivo principal no Brasil é que todos os cidadãos tenham sua CNH sem grandes burocracias para efetuar o procedimento. Pois, desde dezembro de 2018 o Ministério das Cidades permitiu que cada indivíduo tirasse o seu documento online apenas com a validação do QR Code.
Conheça abaixo como fazer para baixar e já começar a usar o documento do seu veículo.
CRLV Digital
O mesmo programa que permite o cidadão ter sua CNH Digital também libera o acesso para possuir o documento do veículo, o CRLV, de forma online e como a mesma validade do documento físico.
A versão eletrônica do documento passou a valer a partir do dia 1 de janeiro de 2020 com a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito, estabelecendo a substituição do documento físico pelo virtual.
Estados que aceitam o uso do documento
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em versão digital está disponível em apenas 13 estados e DF, sendo eles:
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rondônia
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
Atualizações e informações
Caso a CNH impressa não possua o QR Code, faz-se necessário solicitar a segunda via da carteira, no Detran, para obter a virtual. A Carteira Nacional de Habilitação está disponível gratuitamente em uma versão digital para qualquer sistema de celular, Android e iOS.
O aplicativo passou por uma atualização recente, então, para os que já tinham baixado o CNH Digital, basta atualizar para a sua mais nova versão, conhecida como Carteira Digital de Trânsito (CDT), dessa forma, a CNH Digital será disponibilizada automaticamente.
No Portal de Serviços do site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), é possível esclarecer todas as dúvidas sobre Carteira Digital, dentre elas estão: perguntas frequentes, política de privacidade, tutorial e suporte, consultar recall, fiscalização e consultar placa veicular.
Como baixar o aplicativo e cadastrar seu documento
Seguindo as seguintes etapas, o acesso aos documentos será automático:
- Instale o App “CDT- Carteira Digital de Trânsito” no celular, pelos sistemas Android e IOS.
- Abra o app e clique em “Entrar com gov.br”.
- Na página seguinte informe CPF e prossiga.
- Na próxima página que for aberta, o usuário precisará informar a senha cadastrada na conta do “gov.br”. Caso ainda não possua, deverá criar uma conta no site e depois retornar ao aplicativo.
Após essa etapa e a entrada com o login no app, selecione a opção “Habilitação”, e em seguida “Toque aqui” para adicionar a CNH. O usuário deve optar por um modo de autenticação caso ele não esteja habilitado.
Isto é, autenticar por meio de “Vvalidação pelo celular”, a validação facial, Certificado Digital no portal de serviços Denatran ou sem certificado digital, pela validação de balcão do Detran.
Se por acaso o usuário optar pela “validação facial”, ele deverá informar o CPF da emissão da CNH Física, efetuar leitura do QR Code, realizar a validação facial de acordo com os requisitos do app, informar o número de telefone e finalizar o processo. Com o término dessas etapas, já terá disponível a CNH Digital em seu celular.