Cyberpunk 2077: jogo já perdeu quase 80% da base de jogadores na Steam

Cyberpunk 2077, o jogo mais esperado de todos os tempos foi anunciado há anos atrás e deixou consumidores ansiosos. Contudo, há um tempo que a fandom dos gamers está reclamando de bugs constantes no game. 

Cyberpunk, que foi desenvolvido pela polonesa CD Projekt Red, teve o primeiro mês de lançamento muito conturbado, com uma rejeição dos jogadores de console quase que universal. 

Já os PC gamers não reclamaram muito de bugs constantes, porém, o jogo não deixou de mostrar anormalidades na versão para computadores. Em geral, o game ficou mais adeptado ao teclado e ao mouse. 

Cyberpunk 2077: jogo já perdeu quase 80% da base de jogadores na Steam
Fonte: (Reprodução/Internet)

Jogadores reportam bugs no Cyberpunk 2077 

No entanto, mesmo com as opiniões divididas, segundo um relatório divulgado pela empresa de análise GitHyp, o jogo já perdeu 78% de sua base de usuários na Steam. Vale ressaltar que a Steam é umas das bases de jogos mais conhecidas do mundo. 

A porcentagem divulgada assustou vários consumidores, já que no início de seu lançamento foi registrado pico de um milhão de downloads. Além disso, o jogo também quebrou o recorde na Steam de jogadores ativos simultaneamente.

Atualmente, a base do possui picos ocasionais de 130 mil usuários que jogam simultaneamente.  Para fins comparativos, o amado “The Witcher 3: Wild Hunt”, também da CD Projekt Red, levou cerca de três meses para uma redução de bugs

Funcionários também reclamaram sobre o desenvolvimento do jogo

Os bugs do Cyberpunk 2077 são muitos e todos foram reportados pelos jogadores e até pelos próprios funcionários. De acordo com os funcionários, a empresa está praticando “crunch”, nome dado às horas extras de desenvolvimento excessivo.

Além disso, algumas decisões do marketing do jogo causaram certo desconforto em algumas pessoas ligadas ao game. O gráfico que foi disponibilizado pela pela GitHyp mostra a diferença do volume de usuários no início do jogo e no final. A queda é gritante. 

Os jogadores também entraram com uma ação judicial de classe e argumentam que a empresa polonesa já sabia desses inúmeros bugs, mas anunciou o lançamento do título mesmo assim. 

Sony teve que retirar Cyberpunk 2077 da PlayStation Store  

A Sony e a Microsoft decidiram dar reembolsos aos jogadores que adquiriram o título pelas lojas virtuais dos consoles. No caso da Sony, foram tantas denúncias de bug que a empresa teve que tirar por completo o jogo da PlayStation Store. 

Até então, a CD Projekt Red se encontra dividida entre o desenvolvimento de patches de correção dos bugs e uma versão própria do jogo para o PlayStation 5. Em relação aos números da GitHyp, a desenvolvedora não comentou. 

Leia também: Sony não pretende implementar o Game Pass no PlayStation 5.