O IBGE divulgou a abertura de 208 mil vagas para concurso em todo país nesta quinta-feira (05). As vagas são realização do Censo de 2020 que abrange todas as regiões do país.
Por demarcação, são 13.199 vagas para a região norte, 45.996 para a região do nordeste, 14.435 para o Centro Oeste, 78.797 da região sudeste e 28.130 para o sul do Brasil.
As vagas possuem dois processos seletivos que segundo IBGE é o maior processo seletivo do Brasil, com provas que serão realizadas em todos os municípios onde há vagas.
Funções das vagas do IBGE
As vagas são temporárias para as função de recenseador e para função de agente censitário e agente censitário supervisor. O edital divulgado prevê 180.557 vagas para recenseador, 22.676 vagas para a função de agente censitário supervisor e 5.462 vagas para agente censitário.
As atividades a serem realizadas, são a coleta de dados da pequisa base para o Censo 2020. O trabalho funciona por meio de entrevistas realizadas a domicílio. Para o recenseador, é necessário ter apenas o ensino fundamental completo.
Remunerações e carga horária
A remuneração da função de recenseador é calculado de acordo com a produção, ou seja, de acordo com o número de domicílios e questionários realizados. A função também prevê férias 13º salário proporcional e contratos de até 3 meses que podem ser prorrogados de acordo com a necessidade.
A carga horária é de 25h semanais que podem ser realizadas pelo trabalhador em carga horária livre desde que cumpra a base semanal.
Para as vagas de agente censitário, é exigido ensino médio completo, sendo a remuneração de 1.700 a 2.100 reais. A duração do contrato é maior e cada agente fica responsável pela coordenação da coleta nas cidades e os demais agentes fazem a supervisão das equipes de recenseadores.
Como se inscrever
Para se candidatar basta acessar o site do Cebraspe e se inscrever. As inscrições devem ser feitas desta quinta-feira (5) até o dia 24 de março.
Para realizar a inscrição, é necessário pagar uma a taxa que custa 35,80 reais para as funções de nível médio, e 23,62 reais para a função de recenseador. As provas serão realizada em todos os municípios que disponibilizaram as vagas.
O Censo do IBGE
O Censo Demográfico do IBGE é realizado a cada dez anos em todo país. A pesquisa levanta dados diversos que servem para análise de diversos fatores da população brasileira sejam eles característica dos moradores, trabalho, nível de estudo ou outros.
Nesta edição, o Censo propôs ter menos perguntas que o modelo origina e diminuiu a quantidade de 112 perguntas para 76. A realização do Censo de 2020 custará, segundo o IBGE, em torno de 2,3 bilhões de reais. Dentro das temáticas do questionário estão:
- identificação étnico-racial;
- religião ou culto;
- migração interna ou internacional;
- educação;
- mortalidade;
- trabalho e rendimento;
- fecundidade;
O órgão divulgou que a prioridade nos questionário é a qualidade das respostas, que o número de perguntas acaba não sendo a preocupação do IBGE mas sim o tempo de coleta dos dados. Informou também que pretende concluir a coleta de dados até 31 de outubro.
O Censo do IBGE é de extrema importância por medir a cada dez anos o avanço de cada categoria e especificidade da população brasileira. Serve também, como parâmetro para diversas pesquisas e análises sociais de todo país.