Quem possui o Apple Watch no Brasil já pode curtir a mais recente atualização nas versões operacionais 13.6 do iPhone e WatchosOS 6.2.8 da empresa. A novidade disponibiliza um recurso que funciona como um eletrocardiograma para fazer o monitoramento dos batimentos cardíacos.
Após um período de testes, a funcionalidade foi liberada e promete registrar a atividade do coração quando o usuário está com o dispositivo no pulso. Ao fazer esse registro a ferramenta poderá apontar e adverti-lo através de notificações sobre possíveis patologias.
Aqueles que possuem versões anteriores do Smartwatch podem fazer a atualização para a nova versão 6.2.8. A Anvisa manifestou-se favoravelmente ao uso complementar da tecnologia para acompanhar o ritmo cardíaco.
Saiba tudo sobre a tão esperada atualização do Apple Watch.Confira.
O ECG do Apple Watch
Se você adquiriu há pouco tempo um Apple watch já poderá ter acesso a atualização na versão 6.2.8 ao ativar as notificações de ECG no dispositivo.
O recurso tem como função o monitoramento dos batimentos cardíacos dos usuários, sobretudo quanto às anormalidades que são registradas e enviadas diretamente para o dispositivo conectado ao relógio. Depois de ativado, ele fará automaticamente esse monitoramento.
Caso o dono apresente, por exemplo, um ciclo de batimentos irregulares receberá na tela do seu iPhone, após ativar a notificação do app coração. A atualização do software no Brasil foi liberada após uma demorada fase de testes pela fabricante.
A apple aposta em uma ferramenta que poderá ajudar muitas pessoas a identificar informações complementares sobre a saúde do coração.
Esse também é o posicionamento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em sua aprovação ao uso do recurso como um auxílio para alertar sobre a necessidade da procura de um profissional da saúde, ao notar algum desequilíbrio na função cardíaca.
O relógio inteligente da Apple também possibilita que o usuário adicione informações em relação aos sintomas. Essa função garante maior confiabilidade aos alertas gerados, tornando-os mais eficazes a cada resultado.
Como utilizar?
As notificações podem ser acionadas ao conectar um dispositivo atualizado com a versão 6.2.8 e versão 13.6 também atualizada do iPhone. Procure pelo app ECG em seu Apple Watch e iPhone. É por esse sistema que o usuário terá acesso aos dados registrados referentes ao ritmo cardíaco.
Ao pressionar o dedo levemente durante 30 segundos no disco lateral do Apple Watch, ele irá fazer a varredura da atividade cardíaca, gerando resultados sobre sua frequência. O produto vem equipado com eletrodos localizadas na parte posterior, diretamente em contato com o pulso do usuário.
Ao gerar um gráfico do seu ECG, caso contacte alguma irregularidade, procure um médico para fazer a sua leitura, ou às compartilhe em formato PDF.
O que a versão atualizada do Apple Watch notifica e o que não notifica
A versão notifica sobre:
- Fibrilação Atrial
- Arritmia (ritmo de batimento irregular)
- Ritmo Sinusal (regularidade dos batimentos)
Não notifica:
- Elevação da pressão (pressão alta)
- Colesterol elevado
- Proximidade de ataque cardíaco
No Apple Watch versão 6.2.8 também é possível configurar os ritmos de batimento, seja elevado ou baixo, que melhor se ajuste a sua realidade, ou conforme seu médico o orientou. Por fim, informamos que a atualização não é recomendada para uso em crianças.