Apple modifica suas diretrizes de pagamento

Na última sexta-feira (11), a gigante da tecnologia, Apple, decidiu alterar as suas diretrizes por conta da onda de críticas que estava recebendo de seus aliados. A empresa publicou uma versão modificada das suas leis de pagamento dos aplicativos. 

Com a nova decisão, houve um “afrouxamento” de algumas das restrições que a Apple empregava, como em alguns serviços de streaming, aulas online e no sistema de compras dentro de aplicativos. 

É obrigatório que todos os desenvolvedores insiram a Apple em 30% dos seus lucros. Porém, é bem provável que a companhia abaixe a porcentagem e libere aos desenvolvedores um novo sistema de compras

Apple modifica suas diretrizes de pagamento
Fonte: (Reprodução/Internet)

Desenvolvedores poderão ter o seu próprio catálogo de vendas

As modificações das diretrizes preveem que as aulas virtuais não precisarão ter vínculo algum com a Apple, permitindo que os desenvolvedores criem seus próprios sistemas de pagamentos. No entanto, alguns eventos para grupos ainda terão que utilizar os serviços da multinacional.

Além disso, os desenvolvedores poderão criar as suas próprias listas de vendas, não precisando passar uma porcentagem grande para Apple. Mas, mesmo assim, os gerenciadores deverão utilizar as ferramentas da empresa para receber os pagamentos

Por fim, a Apple declarou que aplicativos gratuitos, como serviço de e-mail, poderão proporcionar compras de pacotes de utilização sem utilizar o sistema de pagamentos da App Store. No entanto, as vendas só poderão ocorrer se a transação não for oferecida dentro do sistema, a mesma deve ocorrer fora do aplicativo. 

Apple não encerrou as atividades da Epic Games

Por conta da alta porcentagem de taxas da Apple, a Epic Games decidiu optar por um serviço de pagamentos externos e acabou sendo expulsa da App Store. O aplicativo que sofreu com essa decisão foi o Fortnite, fazendo assim com que os jogadores se revoltassem com a empresa. 

O encerramento das atividades da Epic Games na App Store foi previsto para sexta-feira (11), porém a Apple concedeu mais tempo aos usuários para jogar Fortnite com a conta da Apple. 

A notícia foi anunciada por meio de uma extensão indefinida emitida pela própria Apple. Apesar de a gigante da tecnologia ter “voltado” atrás na ameaça, a companhia não informou por quanto tempo a opção estará disponível aos jogadores. Em resposta, a Epic Games abriu um processo judicial contra a Apple.