Atividades para manter a saúde mental

A internet trouxe diversas mudanças positivas em nossa sociedade, como a praticidade de poder ver um filme sem precisar ir à uma locadora, comprar algo sem sair de casa, até mesmo abertura de conta corrente é possível fazer através da internet e de aplicativos.

Contudo, infelizmente, o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxe algumas mudanças nem tão positivas assim, por exemplo, já aconteceu de você chegar no final do dia e se sentir com a cabeça cansada? Um desgaste muito mais mental do que físico?

Pois é, esse desgaste mental, muitas vezes, pode ser consequência do excesso de informações que recebemos no decorrer do dia. Com Twitter, Instagram, Whatsapp e outros aplicativos, estamos conectados quase 24h por dia, sem muito tempo de descanso.

Fonte (Reprodução/internet)

E, já que o assunto é aplicativos, por que não usar usar alguns para manter a saúde mental?

Quality time, faça uma dieta digital

É comum conhecer pessoas fazendo Detox na alimentação, mas, já conheceu alguém fazendo detox da internet? Que tal um aplicativo que te ajude a controlar o tempo que passa em aplicativos, desde monitorar a bloquear algum aplicativo depois de um tempo.

Sabe aquele joguinho que você entra pensando “vou jogar só uma partida”, e quando vê já se passaram horas, e você já está no 10° nível e continua jogando? Ou, aquela velha história de “só mais um episódio” da série na Netflix e, quando percebe, já viu a série toda.

Com o Quality Time, além de conseguir ver quanto tempo, de fato, você gastou em cada aplicativo, é possível bloquear o aplicativo depois de um tempo. Dar pequenas pausas pode ser uma boa quando está usando muito a cabeça pode ajudar, mas, ênfase no “pequenas”

Então, com o Quality você vai conseguir evitar de forma mais eficiente que essas pequenas se tornem grandes pausas. Ele é exclusivo para Android, mas, no próprio sistema do iOS é possível ver o tempo gasto em cada aplicativo.

Querida ansiedade…

É ansioso, ou conhece alguém que seja? Sabia que tem um aplicativo desenvolvido por uma psicóloga que é para ajudar a lidar com essa ansiedade? É o aplicativo “Querida ansiedade”, que está disponível tanto para iOS como para Android.

Ele não promete cura, mas, ajuda a dar uma forcinha no dia a dia para lidar com a ansiedade, através de atividades, vídeos, ebook e até mesmo podcast! É um aplicativo que pode ajudar e, uma das melhores partes, ele é completamente gratuito!

Se a ansiedade tem tirado seu sono e atrapalhado o seu dia a dia, esse pode ser um aplicativo que ajudará bastante a lidar com isso. Ele tem até mesmo um espaço para anotar o estado emocional, como se fosse um pequeno diário e, para explicar melhor como ele funciona, tem um espaço “como utilizar o app”, onde mostra como o app pode ajudar.

SPACE – Rompa com o vício do telefone, e cuide da saúde mental

Que tal um aplicativo considerado, pela própria Google, como essencial para o dia a dia? Esse é o Space – Rompa com o vício do telefone, com um método apoiado por grandes universidades e com um layout bem simples e prático.

Ele rastreia os hábitos diários e como a internet é utilizada, o que vai determinar como é o seu perfil comportamental e vai te ajudar estabelecendo metas para ir diminuindo o tempo de uso, e ainda vai acompanhar seu progresso.

Ele é gratuito e promete uma mudança de comportamento em 60 dias, então, se você está tendo dificuldade de diminuir o uso do celular e precisa de uma forcinha, esse aplicativo pode ajudar bastante!

Atividades que ajudam a manter a saúde mental

Bem, nem só de aplicativos vive o homem, não é verdade? E há algumas atividades físicas que podem ser feitas que, além de fazer bem para o físico, terão muitos benefícios para a saúde mental também, são eles:

Caminhada

Tirar uns 30 minutinhos por dia para uma caminhada fará ajudará a criar uma rotina, criando um momento que aliviará a tensão do corpo, relaxando os músculos e liberando endorfina no cérebro, isso é, o hormônio que diminui a tensão, sendo recomendado até mesmo para quadros de depressão.

Musculação

Com um foco e atenção maior às sensações físicas, a musculação ajuda a desenvolver a concentração, além de proporcionar um relaxamento dos músculos, no fim do exercício. Além disso, é indicado para pessoas que sofrem com ansiedade.

Esportes em equipe

Esportes em equipe são ótimos para praticar e desenvolver habilidades de comunicação e melhorar a empatia e solidariedade com o próximo, afinal, como diz aquela velha frase “nenhum homem é uma ilha”.

Ciclismo

Se o seu problema é com a memória, um exercício que pode ajudar bastante é o ciclismo, que ajuda não só com a memória, mas, também, com a atenção e a percepção e, se for realizada ao ar livre, de quebra ainda vai ajudar a desestressar e proporcionar um momento de solitude (diferente de solidão), o que ajuda a manter um equilíbrio também.

Vídeo Bônus

Aqui vai um vídeo desenvolvido por um psicólogo, com 4 dicas para melhorar a saúde mental, é rapidinho o vídeo, vale a pena dar uma conferida