Confira as lições de empreendedores que dobraram na pandemia

Com a crise do novo coronavírus, o mercado contemporâneo mudou completamente. Empresas de grande porte estão economizando nas compras, empresas de pequeno porte estão fechando e as medianas estão tentando sobreviver.

Para sobreviver no meio à crise, é necessário que o empreendedor tenha a mente centrada e pronta para superar os obstáculos. Nenhum empreendedor estava preparado com para onda do vírus, portanto mesmo as grandes empresas ficaram vulneráveis.

Os empreendedores que dobraram suas vendas durante a pandemia, utilizaram a crise do mercado contemporânea ao seu “favor”. O CEO da Avellar e idealizador da Cria School, separou algumas lições aos empreendedores que passam dificuldades nos tempos de hoje.

Confira as lições de empreendedores que dobraram na pandemia
Fonte: (Reprodução/Internet)

Lições do CEO da Avella

A pandemia foi algo destruidor de empresas, porém segundo o CEO da Avellar, Raphael Avellar, sua empresa de publicidade recebeu bem a pandemia e não sofreu muitas danificações. Disse também que o negócios conseguiram dobrar as vendas.

Com isso, o CEO conseguiu tirar lições do período de crise para instruir empreendedores nesse momento em relação à gerência da companhia.

Use a empatia ao seu favor

Segundo Raphael Avellar, a empatia é a resposta chave para o crescimento de sua empresa durante a pandemia. As pessoas estão ansiosas e vulneráveis ao vírus, e por isso a missão do empreendedor é aconchegar seus trabalhadores e não pressioná-los a produzir.

“Líderes que se opuseram ao home office, por exemplo, geraram quebra de confiança. Para eles, o dinheiro era mais importante do que as pessoas. Isso potencializou todos os problemas causados pela redução na demanda e pelas dificuldades do mercado.” disse Raphael.

A cultura da empresa

Quando uma empresa tem sua próprio cultura, e isso fica bem nítido aos profissionais, todos conseguem seguir o mesmo ritmo. Com isso, o trabalho fica mais organizado para todas as áreas da empresa, porque todos estão seguindo o mesmo propósito.

Para Raphael, dar autonomia para os funcionários e difundir responsabilidades ajuda a equipe a se mover por propósito e também pela missão da empresa.

Seja amigo dos seus funcionários

Muitos empreendedores não pensam assim, porém para ter um bom resultado e um grande retorno financeiro, devemos pensar primeiro em nossos funcionários. A relação de funcionário X chefe deve ser empática e clara.

Assim o profissional poderá contar com o chefe para qualquer dúvida e produzirá mais, e com menos pressão. “Uma ação resultante dessas conversas foi a contratação em tempo integral de um psicólogo, especialista em felicidade e bem-estar, para atender quem quisesse, para ficar à disposição da agência inteira.” disse o CEO da empresa Avellar.

Lições dos principais CEOs e executivos

Para começar, foi necessário ler as principais lições do Raphael Avellar, porque ele pensa que a mudança parte de dentro da empresa. Porém, existem alguns empreendedores que visam além disso.

Com a demanda diária, alguns empreendedores acabam esquecendo que além de consumidores, os clientes são pessoas. O contato mais empático com os clientes fiéis gera mais confiança e lucro.

“O que o consumidor está valorizando neste momento não é a entrega de uma compra, e sim uma experiência. Ele está valorizando o contato humano, saber que tem gente do outro lado, atendendo ele, cuidando dos pedidos, e que tem alguém que ele pode ajudar a ter um salário no fim do mês”, disse Renata Vichi CEO em entrevista ao Do Zero ao Topo.

O Do Zero ao Topo, fez uma entrevista com os principais CEOs e executivos que deram as principais lições para lucrar durante a pandemia. Para conferir o restante da entrevista, o artigo está disponível no portal InfoMoney.