Google revela planos para seu novo campus ecologicamente correto

Após revelar no início de setembro a criação de planos para construção de um novo campus ecologicamente correto, o Google retornou recentemente com mais detalhes sobre tal instalação. Ela será construída em San Jose, na Califórnia, ainda sem uma data de lançamento.

As novas informações foram compartilhadas recentemente por meio de um vídeo publicado pelo canal Downtown West San Jose, no YouTube. Nele, é possível ter uma visão do que o gigante das buscas está planejando em sua nova criação.

Além do vídeo publicado, a companhia também divulgou um longo PDF sobre seu novo campus. Indo em contrapartida ao modelo de construções empreendedoriais, o local se assemelha mais a um bairro devido às suas diversas construções e áreas verdes próprias para o ambiente. 

Google revela planos para seu novo campus ecologicamente correto
Fonte: (Reprodução/Internet)

Google pretende transformar campus em área residencial

Além dos planos citados, a companhia afirmou que metade do complexo já está reservado para ambientes residenciais, bem como para estabelecimentos que serão inaugurados para moradores da região. Organizações sem fins lucrativos também serão beneficiadas com edifícios construídos com exclusividade.

A lista de beneficiados também incluem espaços para fabricantes e varejo, um hotel, espaços para confraternizações privadas ou públicas e até uma área reservada para food trucks. Haverá também, pelo menos, 10 parques e trilhas em toda a instalação, destinadas tanto aos moradores quanto aos passageiros. 

Diretora ressalta uso ecologicamente correto

Alexa Arena, diretora regional do Google em San Jose, disse que o projeto foi desenvolvido tendo a mudança climática em mente. Quase todos os edifícios irão possuir painéis solares, bem como outros tipos de receptores de energia renovável que possam substituir os meios tradicionais.

A empresa também cogitou realizar um alinhamento da cobertura local com o objetivo de otimizar o uso da energia solar, uma vez que outro ponto considerado foi à redução do uso de automóveis no ambiente.

Construção do campus ecológico

Arena ressaltou que a construção do campus pelo Google será feita a fim de oferecer uma maior acessibilidade (cerca de 65%) ao público que optar por se locomover via transporte público, bicicleta ou a pé. Áreas de observação ecológicas também serão criadas para aumentar a conscientização sobre questões ambientais.

De acordo com a diretora, este projeto representa um grande passo na luta da companhia contra a mudança climática, algo tão presente que pode ser facilmente vivenciado no norte da Califórnia atualmente. O problema também é foco de inúmeras empresas que, com iniciativas similares, querem ajudar o meio ambiente.

O plano da empresa é construir 30 prédios e aproximadamente 4.000 casas para acomodar cerca de 25.000 funcionários. No momento, o Google está buscando a opinião das pessoas sobre o projeto, que ainda não foi definido e precisa ser aprovado em 2021.