Google Search On 2020: novos recursos de IA chegam ao sistema de busca

Nesta quinta-feira (15), durante o evento global Google Search On 2020, a companhia apresentou como a inteligência artificial (IA) que está sendo utilizada a fim de tentar aprimorar os produtos e os serviços da empresa. Devido à pandemia, este ano o festival ocorreu de forma online.

O aprimoramento das ferramentas diz respeito ao mecanismo de busca da empresa, que agora é capaz de compreender linguagens de maneira mais fácil. Também foram citados avanços em recursos para organizar e disponibilizar informações mais eficazes nas pesquisas.

Todas as novidades apresentadas durante o evento fazem uso de IA em seus softwares e graças à ela que grande parte das novas ferramentas foram criadas, ou aprimoradas. Elas irão chegar à Busca do Google tanto para aplicativos de dispositivos móveis, quanto para navegadores.

Google Search On 2020: novos recursos de IA chegam ao sistema de busca
Fonte: (Reprodução/Internet)

IA vai tornar Busca do Google mais precisa

De acordo com Prabhakar Raghavan, vice presidente sênior da divisão de buscas da firma, hoje em dia 15% das entradas na Busca do Google nunca foram utilizadas para o mecanismo de procura. Em 2019, a empresa acrescentou ao sistema mais de 3.600 melhorias à sua interface.

Raghavan continuou ao afirmar que, por este motivo, a empresa investe em projetos de IA que possam compreender melhor as diversas maneiras de se expressar na hora de realizar uma pesquisa, seja ela feita via voz, texto ou câmera do smartphone por meio do Google Lens.

Sistemas BERT ajudam nos resultados da busca

A companhia afirmou que nos dias de hoje os sistemas BERT (sigla em inglês para Bidirectional Encoder Representations from Transformers) são utilizados em praticamente todas as buscas realizadas em inglês na plataforma, mas eles compreendem outras sete línguas, incluindo o português.

Este sistema é referente à compreensão de linguagem. O Google explicou que, na prática, eles possuem como objetivo entender melhor as entradas e os meios da Busca. Assim, segundo a companhia, será mais fácil disponibilizar resultados mais relevantes para as pesquisas dos usuários.

Busca conseguirá identificar músicas via assobios

Outra novidade irá permitir que usuários assobiem para o Google Assistente ao questionar qual a música que está tocando no ambiente naquele momento, e então ele tentará identificar utilizando as melodias emitidas pela boca quais possíveis músicas se enquadram aos tons.