Inep divulga cronograma do Enem 2020 – Confira

O Enem 2020 está diferente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma com data de inscrição, solicitações, regras e nova modalidade digital para o Enem.

Enquanto o Brasil enfrenta o avanço diário da pandemia, restou a incerteza se esse ano aconteceria ou não a prova. O ministro da educação, trouxe alívio para muitos estudantes, dizendo que sim, Exame Nacional do Ensino Médio já tem data confirmada.

Em 2020, o certame vai ganhar uma versão digital além da versão tradicional impressa. As duas opções de prova serão feitas em datas diferentes tanto para aplicação da prova como para solicitações, resultados e etc. Confira.

Enem
Fonte: (Reprodução/Internet)

Vem saber tudo sobre o calendário do Enem 2020.

Cronograma do Enem impresso

As inscrições para a prova desse ano, são do dia 11 a 22 de maio. No caso do candidato que tem o direito de isenção da taxa, as datas são de 6 a 17 de abril para realizar a solicitação. Para o restante dos estudantes, a taxa deve ser paga de 11 a 28 de maio.

As pessoas que não compareceram a prova do ano passado, tem de 6 a 17 de abril para justificar sua ausência e se inscrever para prova de 2020. Para solicitar atendimento especializado, as datas são de 11 a 22 de maio. Para solicitar tratamento pelo nome social devem recorrer no período de 25 a 29 de maio.

Resultado das provas

Os resultados da prova sairão no dia 24 de abril do próximo ano e o período de recurso é de 27 de abril a 1º de maio. A aplicação das provas está marcada para as seguintes datas:

  • 17 de janeiro de 2021 – Primeiro dia da prova impressa
  • 24 de janeiro de 2021 – segundo dia da prova impressa
  • 31 de janeiro de 2021 – Primeiro dia da prova digital
  • 07 de fevereiro de 2021 – Segundo dia da prova digital

Cronograma do Enem Digital

A prova digital tem a data prevista para 11 e 18 de outubro, segundo o Inep. Vale observar, que a instituição deixou claro que o edital ainda pode sofrer alterações. As inscrições estão previstas do dia 11 ao dia 22 de maio com o pagamento da taxa para o primeiro dia de inscrição até 28 do mesmo mês.

Da mesma maneira que a prova impressa, a versão digital também exige participação do ano anterior, mesmo na versão impressa. Quem não esteve presente na prova do ano passado, tem de 6 a 17 de abril para justificar. Para solicitar a isenção de taxa de inscrição as datas são de 6 a 17 de abril.

O edital não prevê a solicitação de atendimento especializado, já as pessoas que precisam de tratamento pelo nome social as datas são de 25 a 29 de maio. O resultado da prova digital possui data diferente da prova impressa. Será no dia 24 de abril de 2021. Os estudantes que desejam entrar com recurso, terão do dia 27 de abril a 1º de maio.

Como funciona a prova digital

O maior diferencial do Enem 2020 é com certeza a inclusão das provas digitais. Embora seja uma extrema novidade, o Ministério da Educação afirmou que até 2026 todo exame seja 100% digital. A expansão será progressiva no decorrer dos anos.

O modelo é piloto e será testado esse ano, portanto a versão digital é opcional e será aplicada em todos os estados e Distrito Federal. Em um pronunciamento de 2019, estava restrito a 15 capitais e para 50 mil pessoas, agora serão 100 mil candidatos atendidos em todos estados.

O candidato poderá escolher no ato da inscrição, se gostaria de realizar a prova digital. O certame vem com novas ferramentas, segundo o site do Ministério da Educação. São novas modalidades de perguntas visando utilizar o recursos de áudio e vídeo.

Fique por dentro das novidades

Para não perder nem um detalhe sobre as provas do Enem, vale a pena acompanhar as informações e notícias diretamente no site do INEP. Por lá é possível ficar por dentro de tudo sobre a prova e ainda saber como está a sua inscrição