Instagram permite a criação de vídeos estilo TikTok

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo todo e constantemente traz atualizações para atrair novo usuários e continuar com aqueles que já estão por lá a algum tempo, pois eles sabem que novas plataformas chamativas são criadas o tempo todo.

Em 2020 o aplicativo TikTok ganhou uma visibilidade muito grande e as pessoas começaram a usar a plataforma intensamente para gravar vídeos divertidos e até mesmo assistir os conteúdos de outras pessoas.

Pensando nisso o Instagram decidiu lançar uma nova função, chamada de “Reels”, que permita que os usuários gravem vídeos de maneira divertida fazendo dublagens e dancinhas. Ou seja, a mesma experiência que o Tik Tok já estava oferecendo.

Instagram permite a criação de vídeos estilo TikTok
Fonte: (reprodução/internet)

Essa novidade está chegando aos poucos, mas muitas pessoas já conseguem ter acesso ao Reels dentro da conta do instagram. Neste artigo entenda um pouco mais sobre essa função e como pode ser simples começar a usar.

Como funciona o Reels

Para usar o Reels no Instagram você precisa achar a opção no mesmo lugar que se grava um Stories. Eles atualizaram todas as funções e agora o recursos de edição ficam na tela da câmera, do lado esquerdo.

Então para encontrar o “Reels” basta selecionar essa opção na parte inferior do seu Storie assim como fazia, anteriormente, para usar a função “Mãos livres”, “Superzoom” ou “Boomerang” já que elas estarão aparecendo na tela.

Com o Reels é possível gravar vídeos inteiros, ou fazer alguns cortes e juntar cenas, incluindo conteúdos que já estiverem na sua galeria, para ter um resultado mais divertido. Os vídeos podem ter uma duração de até 15 segundos e você consegue compartilhar nos Stories ou no Feed.

Funções do Reels

Separamos uma lista para que você entenda um pouco mais sobre as funções que esse novo recurso pode oferecer:

  • Grave vídeos divertidos de até 15 segundos;
  • Compartilhe com os amigos que quiser, enviando no Direct;
  • Alcance mais pessoas compartilhando apenas na opção “Explorar”;
  • Adicione músicas ou áudios da plataforma ou da sua biblioteca;
  • Caso prefira também é possível colocar um áudio original, gravado na hora;
  • E coloque os próprios efeitos do Instagram nos seus vídeos;

Lembrando que se você optar por usar um áudio autoral ele ficará associado ao seu nome e outras pessoas poderão encontrar na opção “Usar áudio”, assim como já fazíamos os vídeos de dublagem no Tik Tok.

As plataformas se pronunciaram

O Tik Tok do Brasil, no dia 25/06, publicou em sua conta oficial do Twitter um vídeo de uma garota que já estava “viralizado” na rede e nitidamente eles estavam criticando a nova função criada pelo Instagram.

No vídeo a garota fala de uma forma bem irônica coisas como “Parabéns, quem não sabe fazer copia mesmo, né?”, se quiser acessar o conteúdo completo basta clicar neste link. Até o momento o Instagram não deu nenhuma resposta.

A única coisa que os desenvolvedores do Instagram disseram foi que “Durante a fase de teste, nós vamos aprender e nos adaptar de acordo com o feedback que receberemos da comunidade, e poderemos mudar a maneira como selecionamos Reels em destaque à medida que a ferramenta se expande”.

Conclusão

Ao que tudo indica essa nova função pode mesmo tomar uma proporção maior já que as pessoas ainda usavam mais o Instagram que o Tik Tok, para saber se a nova experiencia realmente vale a pena será necessário testar.