Instagram pode taxar usuários que colocarem links em legendas

Em um registro recente de uma patente do Facebook foi indicado que o Instagram poderia cobrar uma taxa aos usuários que adicionassem links clicáveis nas legendas de posts do feed. 

Por ora, os endereços URL que são adicionados nas legendas não aparecem como links externos, e sim, como textos comuns. Isso faz com que os usuários entrem no perfil do post e clique no link externo que, na maioria das vezes está na bio. 

Apesar do registro da patente, não é possível confirmar se a função será realmente adotada pela rede social, visto que se trata somente de uma patente. Inclusive, uma porta-voz do Instagram disse em entrevista que o Facebook não pretende lançar a ferramenta por agora.

Instagram pode taxar usuários que colocarem links em legendas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Conheça mais sobre a patente registrada pelo Facebook no artigo a seguir.

Cada link poderá ser cobrado com taxas diferentes 

A descoberta da patente foi realizada pelo jornalista Mike Murphy, que publicou a novidade no site Protocol, no último domingo (13). As imagens que estavam no documento mostram que o Instagram poderia reconhecer instantaneamente quando a legenda apresentasse um endereço URL

Será possível verificar a partir de termos como “www” ou “http” contido no link externo. No momento de inserir o link na legenda, um pop-up iria aparecer perguntando ao usuário se ele desejaria inserir o link externo por uma certa quantia. 

Na imagem da patente, o custo que é sugerido ao usuário é de $2,00, não especificando a moeda. No entanto, o preço é apenas um valor demonstrativo. De acordo com a patente, o valor será sugerido a partir de algumas especificações da conta do usuário, como número de seguidores, por exemplo. 

Instagram pode taxar usuários que colocarem links em legendas
Fonte: (Reprodução/Internet)

Pagamentos por Apple Pay e Google Pay 

Segundo a patente registrada pelo Facebook, os pagamentos dessas taxas poderiam ser feitas usando o Google Pay e Apple Pay, permitindo assim que o usuário saia do Instagram, sem precisar digitar dados pessoais, como o número do cartão de crédito.

Depois da aprovação do pagamento, o endereço seria ativado imediatamente. Caso houvesse algum equívoco da parte do pagamento, a legenda seria publicada no formato comum, sem link externo.