Integração entre Google Chat e Gmail substitui Hangouts

O Hangouts se tornou ferramenta essencial para comunicação dentro do Gmail, pois era a área de chat que a plataforma colocava a disposição de seus usuários.

Com o tempo o aplicativo foi ganhando corpo próprio, deixando de ser apenas um adereço na sua caixa de e-mails, para se tornar uma ferramenta muito útil de comunicação até em outros ambientes.

Porém, com o tempo, a ferramenta foi ficando obsoleta dentro do mercado, e sua substituição por recursos mais atuais acabou se tornando necessária.

Google Chat
Fonte: (reprodução/internet)

Quer saber mais sobre a substituição do Hangouts? Fique aqui e confira como funcionará o aplicativo daqui em diante.

Fim do Hangouts

Muito se especula sobre o fim do Hangouts, inclusive depois que vazaram supostas informações em fóruns especializados, de que o serviço de mensagens do Google seria encerrado de vez ainda no ano passado.

O app continua funcionando normalmente, porém, já está claro que o mesmo foi “abandonado” pelos seus desenvolvedores, tendo em vista que não recebe atualizações há tempos, e continua com o mesmo design de sempre.

Porém, a plataforma conta com muitos usuários, e encerrá-la poderia trazer indignação de quem o usa com o Google. Pensando nisso, a empresa pretende implementar uma solução que busca agradar o maior número de usuários possível.

Google Chat e Gmail juntos do Hangouts

Além do Hangouts, plataforma de troca oficial de envio de mensagens entre os usuários de Gmail, um novo recurso que vem ganhando cada vez mais espaço entre os usuários é o Google Chat.

Mais utilizado no meio empresarial, o Google Chat conta com design e funcionalidades mais atuais que o Hangouts, como bots, criação de grupos, chamadas de vídeo e áudio.

Pensando nisso, o Google está buscando formas de migrar os usuários de Hangouts para as outras ferramentas que vem recebendo maior destaque da empresa, contando com aprimoramentos e atualizações constantes.

Google Meet
Fonte: (reprodução/internet)

Hangouts Chat e Meet

Os usuários de Hangouts devem acabar migrando para o Hangouts Chat e Meet, que vão funcionar como substitutos e símbolo dessa integração da Google entre seus aplicativos.

Portanto, o Hangouts “clássico” será extinto, mas a ferramenta em si irá apenas sofrer uma repaginada de design e de suas funcionalidades, visando atender a demanda atual de seus usuários.

O Chat e o Meet são mais utilizados em meios empresariais, mas a ferramenta também estará disponível para o “grande público” caso seja confirmado que esses sejam os substitutos do Hangouts.

Concorrência

O Hangouts surgiu para tentar bater de frente com o Slack no mercado, mas estava perdendo quando o assunto é estar integrado aos seus aplicativos, por isso da decisão de tentar implementar outros recursos na ferramenta.

O Slack conta com seus serviços e aplicativos todos em um único lugar, funcionando em conjunto, facilitando o processo de troca de mensagens na sua plataforma, por isso é tão utilizado por grandes empresas.

Nesse ponto o Slack é mais “completo” do que as ferramentas do Google, que ainda estão em processo de integração umas às outras. Porém, por conter um maior número de usuários, os aplicativos do Google acabam sendo mais práticos para usuários em geral.