Nova máscara garante mais segurança contra coronavírus

Sabemos que o mundo todo enfrenta um momento difícil em que todos os dias lutamos contra um inimigo invisível. A importância de obter informação nessas horas é muito grande, saber como se prevenir e o que utilizar durante esse período faz toda a diferença 

Sabemos que a poucos meses atrás, o uso de máscaras era só para os profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas e outros, entretanto, esse simples objeto agora faz parte, ou ao menos deveria, da rotina de todos os brasileiros.

Algumas pesquisas recentes, confirmam que as máscaras possuem um papel crucial para a prevenção. Você deve usá-las sempre que sair de casa para proteger a si mesmo e ao próximo, ainda que não tenha sintomas algum de doença. Em alguns lugares do país não se encontra mais esse material, a solução é aprender fazer em casa

Fonte: (Reprodução/Internet)

Você quer saber qual é a melhor máscara para usar? Tem vontade de aprende a confeccionar? Continue essa leitura que vamos te contar tudo a respeito. 

Uso de máscaras durante a pandemia 

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, o uso de máscara tem o objetivo de impedir que gotículas se espalhem ao tossir e espirrar, por exemplo. É fato que as máscaras utilizadas em hospitais são de um material diferente das que encontramos nas lojas. 

Aquelas comuns vendidas nos comércios não possuem o mesmo índice de proteção que as utilizadas por profissionais da saúde, mas ainda assim, ajudam no combate ao contágio do vírus principalmente junto com outras ações de prevenção como lavar as mãos com água e sabão. 

E mais, não levar mãos aos olhos, a boca, ou ao nariz e fazer uso do álcool em gel ou o normal, ambos 70%, nas mãos, antebraço e dedos.  

Outro ponto é que não adianta saber ter a máscara , precisa utilizá-la da forma que os médicos ensinam que é : protegendo toda a parte do nariz e a boca sem deixar qualquer local ao redor sem proteção. E não pode ser tocada durante o período de uso.  

Máscara indicada por profissionais

Os profissionais da saúde têm indicado a confecção de máscaras em casa, pois podem ser feitas com materiais simples e de baixo valor. Para eles, elas é mais uma forma de prevenção contra o vírus, e quanto mais precauções melhor. 

Além disso, pedem para que as pessoas não vão atrás de máscaras profissionais utilizadas por médicos durante cirurgias, pois se a população toda comprar esse tipo de material o que os médicos irão usar nos hospitais, inclusive na pandemia? 

Por isso a indicação dos profissionais é que as pessoas permaneçam em casa e lá façam suas máscaras.  

Para a Anvisa, o tecido ideal para fazer máscara é aquele que seja apenas de algodão para evitar ocorrência de alergia na pele, e o recomendado é que ela seja composta por três camadas, sendo uma delas com tecido que não permita a passagem de água liberada pelo corpo para fora do pano. Se a pessoa espirrar ou tossir, por exemplo, não acontecerá a passagem de gotículas.

A segunda e a terceira camada de tecido podem ser de tecido respirável e de algodão respectivamente.Quanto ao uso do design, você está livre para usar sua criatividade, o que importa mesmo é proteger-se. Lembrando que é preciso sempre lavá-la com água e sabão. 

Caso você tenha alguma dúvida mais específica sobre o manuseio desse material, a página da Anvisa tem informações complementares. 

Como fazer máscara em casa?

Várias artesãos e profissionais da costura têm ensinado no Youtube como confeccionar máscara de pano eficaz para a prevenção. O mais legal é que você pode encontrar os tecidos facilmente e por preços pequenos no armarinho da sua cidade, lembre-se de pedir para entrega em domicílio. 

Você tem a opção de fazê-las com máquina de costura, caso você tiver, mas também consegue fazer sem a máquina. Então não tem desculpa, né? Vejamos um dos vídeos recentes mais assistidos: 

O tecido utilizado no vídeo acima foi o tricoline 100% algodão, mas você pode escolher outro que preferir. Na internet, você também pode encontrar várias páginas com tutoriais ensinando o passo a passo.