O que supostamente estava em jogo no BBB

O Big Brother é um dos, se não o maior, reality shows do mundo. O programa se tornou popular em todo globo ao unir estranhos em uma casa e nos permitir observar o comportamento dessas pessoas interagindo umas com as outras, tendo como prêmio a bagatela de 1 milhão de reais, que em versões mais recentes aumentou o valor em mais 500 mil.

Além de todo entretenimento que o jogo apresenta por si só, ao promover romances e intrigas entre os participantes do reality, o programa é repleto de provas valendo imunidade e liderança dentro do game, o que impede o reality show de cair no marasmo, tornando-o sempre dinâmico.

No Brasil não seria diferente, o programa é um sucesso total desde sua primeira edição. Sempre contando com personalidades marcantes, que num futuro se tornaram celebridades, o jogo é um prato cheio para quem quer passar o tempo com uma programação leve e divertida. Porém, na mais recente edição, as coisas ficaram um pouco diferentes.

Fonte:/reprodução/internet

Mas o que tornou o Big Brother Brasil 20 diferente das edições anteriores? Venha e confira o porquê dessa edição ter feito tanto sucesso nas redes sociais.

Edição especial

A edição já se diferenciou das demais ao não levar apenas desconhecidos para a casa mais vigiada do país, contando com alguns influencers no elenco do programa, o que fez com que o engajamento nas redes sociais fosse enorme, trazendo de volta, já que o BBB 19 não obteve tanto sucesso quanto a isso, o protagonismo do programa na TV brasileira.

O reality se iniciou e logo a casa foi se dividindo em grupos, mais especificamente em dois: o exército das autodenominadas fadas sensatas, que contava com influencers como Manu Gavassi e Pyong Lee entre os membros; e o grupo que ficou conhecido nas redes sociais como os chernoboys, que teve como seu maior destaque durante a edição o arquiteto Felipe Prior.

Porém, um participante que a princípio não se adaptou a nenhum dos grupos foi o ator Babu Santana, que se sentia deslocado de ambos os lados. Foi a partir desse isolamento visível que o participante estava sofrendo dentro da casa que a maioria das polêmicas da edição foram pautadas.

Fonte: reprodução/internet

O isolamento de Babu

Babu, no início do jogo, ficou completamente isolado do resto da casa, não tinha amigos e a única que sinalizava com afeição para ele era Thelma, a única outra participante negra, que futuramente sairia campeã da competição.

Entretanto, esse isolamento foi visto por muitos internautas como fruto do racismo de alguns dos participantes do reality com o ator, que diversas vezes também deu a entender que se sentia oprimido dentro da casa, citando “olhares diferentes” de alguns participantes com ele. Esses olhares também foram notados por internautas que passaram a apoiá-lo fora da casa.

Porém, Babu deu declarações que foram vistas como machistas e homofóbicas dentro da casa, causando também a ira de outro grupo de internautas, em geral, os admiradores das fadas sensatas do BBB.

Fonte: reprodução/internet

Mas afinal, o que estava em jogo para os internautas: o prêmio de um 1 milhão e meio de reais para aquele que fosse mais merecedor, ou provar um ponto baseado em suas crenças sobre a sociedade?

Guerra entre os internautas

O grupo dos influencers, em sua maioria, tinha mais torcida. Porém, essa torcida se mostrava muito seletiva ao eliminar participantes como Petrix, por assediar as participantes durante a festa (atitude muito mais do que correta do grande público de eliminá-lo), e tentar deixar Pyong na casa, que teve a mesma atitude, mas foi para o paredão contra Babu.

A impressão ficou ainda pior ao tentar encaixar lutas sociais, como as de gênero e raça, dentro do reality show. Muitos internautas alegaram que, por questão de representatividade e por representar uma luta contra o machismo no país, a final deveria ser feminina (e foi), já que o comportamento de Babu era inaceitável. Mas e os comportamentos racistas que o mesmo teve que lidar na casa? Esses são aceitáveis?

A militância seletiva de parte dos que assistem o programa irritou aos apoiadores de Babu, causando ainda mais divisão entre as torcidas, e muitas discussões que não chegariam a nada, afinal, o BBB é só um reality, é um jogo que não deve ser levado como representativo para movimentos sociais, pois não o é.

Com isso, os internautas ficam no aguardo da próxima edição, com olhares cada vez mais atentos em busca do participante mais desconstruído e dos que tem comportamento mais conservador, buscando enaltecer as características daqueles com quem você se identifica mais e demonizar os que não representam suas lutas.