O novo sistema disponibilizado pelo Banco Central promete realizar pagamentos e transações bancárias de forma instantânea. O objetivo é inovar e facilitar movimentações bancárias, podendo até mesmo ajudar a economia de forma positiva no país.
Antes mesmo de ter seu funcionamento ser liberado integralmente, o PIX já registrava mais de 69 milhões de chaves cadastradas, número que representa a quantidade de pessoas físicas ou jurídicas que adotaram o novo sistema.
A partir de 16 de novembro, o PIX passou a funcionar normalmente e para todos os cadastrados. Na última terça-feira (24) o BC divulgou o número de movimentações, que ultrapassam os 12 milhões, registrados no sistema em sua primeira semana.
Em pouco tempo PIX supera quantidade de movimentações
Na última terça-feira (24) o Banco Central divulgou números sobre a primeira semana de funcionamento do PIX. Segundo dados, houve o registro de 12,2 milhões de operações, responsáveis por movimentar R$ 9,3 bilhões nos primeiros 7 dias de funcionamento.
Além destes dados informados, o Banco também divulgou que, também nos primeiros 7 dias, cerca de 36,7 milhões de pessoas, físicas e jurídicas, registraram ao menos uma chave no PIX. Com a divulgação deste novos dados, é possível observar como o sistema superou as expectativas.
A ferramenta realiza transações e pagamentos em até 10 segundos, além disto, está disponível 24h por dia incluindo feriados e finais de semana. A grande maioria dos bancos e instituições financeiras já estão disponibilizando o PIX para seus clientes. O BC afirma que já são mais de 700 instituições.
As expectativas do sistema no mercado financeiro
Segundo economistas, o novo sistema que chegou para inovar a forma de realizar pagamentos, também promete auxiliar o mercado financeiro. Isto deve ocorrer devido a forma em que o PIX simplifica e desburocratiza as transferências bancárias que agora funcionam de forma integral, instantânea e sem custos.