Por que Star Wars faz tanto sucesso

Sabres de luz, naves voadoras, aventuras no espaço e personagens marcantes. Star Wars é um sucesso absoluto desde o seu lançamento na década de 70.

Mesmo após quase meio século desde seu primeiro filme, a franquia ainda arrasta multidões para dentro dos cinemas sempre que ocorre um novo lançamento.

Movimentando bilhões de dólares e mudando a forma como se consome entretenimento desde seu lançamento, Star Wars deixou um legado inesquecível para os amantes de cinema e moldou o que seria da cultura pop dali em diante.

Fonte: reprodução/internet

Quer saber os motivos da franquia ter se tornado um sucesso tão grande mesmo após tanto tempo de seu primeiro lançamento? Confira aqui alguns dos motivos desse universo ser tão cativante.

Sentimento nostálgico

Star Wars mexe com o sentimento nostálgico do público. Por estar tendo material sendo lançado a mais de 40 anos, faz parte da infância de mais de uma geração.

Fãs da primeira trilogia, ao saber que a franquia retornaria em 1999, com A Ameaça Fantasma, foram movidos pelo sentimento saudosista e foram conferir a nova trilogia. Jovens que estavam começando a frequentar cinemas também se sentiram atraídos para conferir o porquê da franquia ser tão famosa desde aquela época.

O resultado? Mais fãs de Star Wars surgiram. O processo se repetiu quando foram anunciados novos filmes recentemente, com o Despertar da Força sendo lançado em 2015, quebrando recordes de bilheteria na época. Ficou evidente que a franquia ainda era muito forte no cinema.

O trio de personagens principais

Fonte: reprodução/internet

Basicamente, a história gira em torno de um grupo rebelde que luta contra o domínio de um império ditatorial que oprime povos na galáxia.

Nesse grupo, existem personagens que recebem maior destaque dentro da história, como Chewbacca e Mestre Yoda, porém, a história em si gira em torno do trio de protagonistas: Luke Skywalker, princesa Leia e Han Solo.

O trio é carismático e funciona bem junto, com Han Solo sendo um arquétipo clássico de “bad boy” dos cinemas, Leia uma princesa guerreira destemida, e Luke o mocinho e personagem principal da primeira trilogia.

Mas por que a história de Luke e seus amigos cativa tanto o público? A explicação se dá pela jornada heroica vivida pelo herói.

Jornada do herói

Luke passa pela jornada clássica de mocinhos em contos de fadas, fazendo com que, mesmo no primeiro filme, já cative do interesse do público em como a história se desenrolará.

Como toda jornada de herói, essa se desenvolve em cima de 3 pontos principais:

1 – Separação do seu mundo

Fonte: reprodução/internet

Luke é apresentado levando uma vida pacata com seus tios, até comprar dois dróides, e, dentro de um deles, encontra uma mensagem da princesa Leia pedindo ajuda para Obi-Wan Kenobi.

Ao conseguir levar a mensagem para Obi-Wan, o ermitão das montanhas revela que Luke era filho de Anakin Skywalker, um jedi que foi morto por Darth Vader. Kenobi então pede a ajuda do jovem para resgatar Leia, mas o garoto recusa até encontrar seus tios mortos por soldados imperiais ao voltar para casa.

Não tendo razão para continuar nessas terras, Luke então aceita seu destino e parte com Obi-Wan, para ajudar Leia e destruir a Estrela da Morte, arma mais poderosa do império.

2 – Iniciação em outro mundo

Fonte: reprodução/internet

Luke se une ao exército rebelde, porém receber uma mensagem de Obi-Wan, de que ele deve ir para outro planeta para treinar com Mestre Yoda. É sempre apresentado um mentor nessa narrativas, que deve guiar o herói para alcançar a força necessária através de muito esforço.

Após o treinamento, acontece um embate entre nosso herói e o vilão, em que Darth Vader revela ser o pai do garoto e tenta Luke ao lado sombrio da força, que seria um meio muito mais fácil de se alcançar o poder desejado.

Essa dualidade entre o lado “certo” ser sempre o que exige mais esforço e o lado “errado” ser o mais fácil de se alcançar está sempre presente nessas jornadas.

3 – Retorno ao seu mundo em outro patamar

Fonte: reprodução/internet

Após cumprir com sua jornada, o herói sempre retorna para o início com um objeto ou forma de mostrar que conseguiu completar seu objetivo, não necessariamente com bens materiais, podendo ser também com mais sabedoria.

Porém, não é apenas Luke que conta com esse enredo dentro da história, com o próprio vilão, em muitas partes, vivenciando a tal jornada do herói.

Vader se diferencia do protagonista no ponto em que é tentado pelo lado sombrio da força, pois o jovem Anakin Skywalker acaba cedendo a tentação.

O vilão

Fonte: reprodução/internet

Considerado por muitos como o maior vilão de todos os tempos, Darth Vader se tornou um ícone indiscutível dentro da cultura pop.

Mesmo pessoas que nunca assistiram, sabem a aparência do vilão, que sua voz é estranha, e também que em algum momento dos filmes ele vai falar “eu sou seu pai” para Luke Skywalker.

Sua imagem, assim como de diversos personagens da franquia, ultrapassou a barreira do cinema e se tornou uma marca poderosa dentro do mercado, sendo comum encontrar canecas, camisas e brinquedos relacionados ao vilão.

Computação gráfica

A série sempre se destacou pelos efeitos visuais gráficos em seus filmes, seja nos mais antigos ou nos atuais. George Lucas, criador da franquia, nunca teve medo de arriscar com o que tinha de mais avançado em computação gráfica a sua disposição na época dos lançamentos.

Jar Jar Binks, por exemplo, foi um dos primeiros personagens de CGI que tiveram papel de destaque dentro de um filme, moldando o que seria do cinema nos próximos anos.

Franquias como Harry Potter e Senhor dos Anéis, produzidas posteriormente, só se tornaram possíveis ao verificarem que era possível fazer filmes utilizando computação gráfica.

Investimento fora das telonas

Fonte: reprodução/internet

Outro fator que contribuiu muito para o sucesso de Star Wars foi como a franquia enxergou o mercado fora do cinema.

Os filmes sempre foram preparados para funcionar como grandes eventos, com uma grande divulgação antes mesmo do lançamento e a criação de produtos relacionados ao mesmo, como bonecos dos Stormtroopers e de Darth Vader.

A estratégia se mostrou tão certeira, que o universo Marvel, franquia que movimenta bilhões de dólares na indústria cinematográfica, também adotou a postura, mostrando em como Star Wars mudou o entretenimento dentro e fora das telonas.