Rede 5G é lançada pela operadora Claro, confira os diferenciais

A rede móvel foi criada em 1998, com a velocidade de 2G, porém só foi popularizada de 2013 para cá. Durante esses anos, o 2G foi se aprimorando e depois acabou se tornando a rede 4G. Atualmente, quando se compra um Smartphone é “obrigatório” o usuário ter acesso a internet. Por isso, existem os planos das operadoras.

No mercado de operadoras, o plano mais acessível, barato e rápido é o que se sobressai. Por isso, a operadora que oferece o melhor plano é a concorrente mais forte. A operadora Claro, que há uns anos se fortaleceu por conta da compra da NET, vem se destacando com seus planos.

Com esse destaque, a empresa não quis descer de nível e procurou formas de aprimorar sua rede móvel. Contudo, a operadora desenvolveu o seu beta da rede 5G, a 5G DDS. A companhia promete que a nova rede será bem mais rápida do que as restantes.

Rede 5G é lançada pela operadora Claro, confira os diferenciais
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira os diferenciais da nova rede móvel 5G.

Claro anuncia rede 5G no Brasil

Foi anunciado pela Claro, dia 2 de Julho de 2020 a nova rede móvel do século, a 5G DDS (Dynamic Spectrum Sharing). A ideia da claro é trazer previamente o poder do novo 5G, porém a experiência ainda está longe do lançamento final. O anunciamento da rede também abriu portas para o mais novo aparelho com 5G, o Motorola Edge.

Segunda a Claro, a rede fornece 12 vezes mais velocidade em navegação do que o 4G convencional. Porém, o “5G” que a empresa anunciou não está nem no patamar no 5G que já está disponível em alguns países. A diferença deles dois está na sigla “DDS”, que faz a distribuição os aspectos já existentes na rede 4G, assim alternando entre diferentes frequências.

O 5G DDS foi lançado para adiar a tecnologia no Brasil, assim a população brasileira terá uma noção de sua potência. Mesmo com o sistema DDS, as conexões serão mais rápidas. A empresa promete que depois que a DDS foi implantada no Brasil a caminhada para o “verdadeiro” 5G chegar, será mais rápida. Separamos um teaser que demonstra os planos da operadora para o 5G, confira.

Os obstáculos para a implementação definitiva

Apesar de ser uma implementação inovadora, a Claro reconhece que ainda há muitos obstáculos a serem supridos. Por exemplo, o leilão sem data anunciada do espectro do 5G. Além disso, a empresa também pode ter problemas com o novo coronavírus, que infelizmente acabou atrasando a implementação da rede no Brasil.

Também ocorreu um caso de desconfiança com a empresa Chinesa (Huawei), que fornece infraestrutura para a tecnologia no Brasil. Segundo o site “Olhar Digital”, os Estados Unidos declarou guerra com a Huawei por acreditar que a infraestrutura deles ajuda na espionagem das comunicações.

O 5G usa mais frequências que o 4G, portanto é necessário mais antenas para que o 5G funcione corretamente. Infelizmente, a Claro não anunciou as frequências que serão utilizadas no 5G DDS, mas prometeu aos usuários que iria anunciar nas próximas semanas a cobertura planejada e o início das vendas dos novos Smartphones.