Uma doença, ainda misteriosa, foi registrada no estado de Andhra Pradesh, na Índia. De acordo com autoridades locais, uma morte já foi contabilizada e 227 pessoas já foram internadas.
As equipes de saúde da região conferem que entre os sintomas estão as náuseas, perda de consciência e convulsões. A investigação também gira em torno do que pode ter gerado a contaminação que possivelmente ocorreu neste fim de semana ( dia 5 e 6 de dezembro 12).
A crise sanitária se deu concomitantemente à pandemia do novo coronavírus que atualmente assola o país em segundo lugar, só não tanto quanto atinge os Estados Unidos. Estuda-se a relação entre a nova ocorrência e a Covid-19.
Médicos afirmam não existir relação entre a Covid-19 e as novas internações
Por coincidência ou não, o local do surto da doença ainda não conhecida, o estado de Andhra Pradesh, é um dos mais afetados pelo novo coronavírus da Índia. A região já registrou mais de 800 mil infecções.
Até então, os médicos não visualizam uma relação entre a pandemia e a novas hospitalizações. Alla Kali Krishna Srinivas, ministro da Saúde,afirmou que todos os pacientes tesaram negativo para Covid-19.
Um médico de Eluru concedeu entrevista ao jornal The Indian Express e explicou que principalmente as crianças que ficaram doentes, passaram a vomitar após se queixarem de dor nos olhos. O profissional ressaltou que alguns casos os pacientes desmaiam ou convulsionam.
Governantes negam contaminação por água ou poluição
Dos 227 cidadãos que foram hospitalizados, 70 receberam alta e as outras 157 continuam internadas. O ministro-chefe do Estado, Jaganmohan Reddy, afirmou que reforços especiais estão enviados à Eluru para a investigação da doença.
Srinivas disse que os sangues retirados não constataram indícios de infecção viral. Ainda, o ministro divulgou que contaminação da água ou poluição de ar também são causas descartadas. Por fim, disse que trata-se de uma doença misteriosa e apenas análises laboratoriais afirmarão exatamente a origem da contaminação.