Uber: programa “Elas na Direção” chega em São Paulo

Lançado originalmente em 2019, o programa Elas na Direção da Uber chegou ao Brasil nesta segunda-feira (5). A confirmação foi realizada via um comunicado oficial à imprensa, onde é declarado que o recurso só estará presente, por enquanto, em São Paulo.

Criado por uma parceria com a empresa Rede Mulher Empreendedora, o programa possui a iniciativa de conectar passageiras e motoristas mulheres da plataforma com maior facilidade, trazendo uma série de ferramentas que visam o benefício feminino.

O programa Elas na Direção visa encorajar mais mulheres a se tornarem a força motriz das parceiras da Uber; a assumirem o rumo de suas vidas e a terem novas alternativas de rendimento para alcançar os seus objetivos e consequentemente a independência pessoal e financeira.

Programa pretende diminuir desigualdade da Uber

De acordo com a companhia de transporte privado, o objetivo é tentar reduzir a desigualdade entre homens e mulheres no mercado. Segundo dados do IBGE, embora representem 52,4% da população em idade ativa, as mulheres simbolizam apenas 44,5% do nível de ocupação do país, enquanto os homens representam 63,5%.

A fim de auxiliar as mulheres que não possuem condição monetária suficiente para comprar um veículo, a Uber realizou uma parceria exclusiva com a Localiza Hertz, onde descontos especiais serão fornecidos a todas as parceiras cadastradas que queiram alugar um veículo.

Segundo Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil, os motivos da desigualdade vão desde a falta de conhecimento sobre o que é preciso para se cadastrar, passa pela pouca visibilidade sobre os ganhos que podem ser gerados, até os conflitos de segurança que a nossa sociedade impõe.

Novas ferramentas exclusivas às mulheres

O programa conta ainda com uma plataforma de educação desenvolvida em colaboração com Gabriela Mendes, fundadora e economista das Iniciativas Empreendedoras, Rede Mulher Empreendedora e NoFront-Empoderamento Financeiro, para oferecer cursos online de capacitação pessoal e econômica.

Completando as novidades, está o recurso U-Elas que permite que as motoristas tenham a opção de receber solicitações apenas de passageiras ou pessoas que se possuem identidade não-binária. Todos os recursos estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (7).

“Em um contexto de desafios econômicos sem precedentes como o que o mundo está enfrentando atualmente, trazer o programa Elas na Direção para São Paulo era um passo importante para consolidar nosso compromisso com as mulheres […]”, completou Woods.