Viper será o primeiro equipamento da Nasa a acender os faróis na Lua

Atualmente, a Nasa se encontra trabalhando para implementar no Viper, seu rover lunar, faróis luminoso semelhantes aos presentes em veículos que necessitam rodar durante a noite. Tal medida visa uma maior exploração do ambiente.

As ferramentas luminosas serão utilizadas para auxiliar o equipamento em explorar determinadas áreas mais escuras da Lua, o que irá permitir ao Viper procurar águas nestes ambientes, bem como em situações desfavoráveis.

Recentemente, a agência espacial estadunidense divulgou mais informações sobre o desenvolvimento do primeiro sistema capaz de acender os faróis no satélite natural. A equipe envolvida está testando o projeto em Ames Research Center, na Califórnia.

Viper será o primeiro equipamento da Nasa a acender os faróis na Lua
Fonte: (Reprodução/Internet)

Viper tem a missão de procurar água na Lua

O rover será enviado com o objetivo de encontrar H2O em seu estado sólido, para então poder reunir amostras de solo. Porém, será necessário evitar o que a Nasa descreve como perigos potencialmente fatais para a missão, como pedras as crateras que dificultem o acesso.

As metas da ferramenta equipada com iluminação do Viper entram em concordância perfeita, segundo a agência, com a evidência definitiva de que há água na Lua, bem como com a chance de a mesma ser localizada em locais mais distantes, como ambientes com mais sombras.

“Seja em um veículo espacial ou no próximo modelo de sedã, um design de iluminação ruim significa que o motorista não pode ver os detalhes da paisagem. Temos que prestar atenção extra a esses desafios na Lua, porque, uma vez que o Viper chega lá, não há como voltar”, afirmou Uland Wong, membro da equipe do Viper.

Sistema de iluminação será equipado com LED 

A equipe escalada para atuar na missão optou por trabalhar com fontes de LED que serão equipadas em um mastro erguido. Algumas irão conseguir realizar o lançamento de feixes de luz com foco em áreas pequenas e de difícil alcance, enquanto as demais serão capazes de iluminar regiões maiores.

A Nasa afirmou que já realizou os testes do protótipo do sistema de iluminação, na simulação da paisagem lunar criada, sob diversas condições que são esperadas na Lua. A equipe também informou que tirou fotografias a fim de comparar as imagens para desenvolver o design de um futuro rover.

Nasa planejar reexplorar a Lua

O Viper diz respeito aos planos da Nasa em reexplorar o território lunar, o que também inclui o envio de astronautas em 2024 via programa Artemis. Ele operará em um nível onde será capaz de aumentar a área iluminada de forma suficiente para iniciar a exploração.