Plataforma ZOOM ganhará criptografia para aumento de segurança

Com a quarentena e recomendações da OMS sair só em último caso, plataformas como o ZOOM ganharam ainda mais espaço. A transformação digital na sociedade ganhou um novo impulso, de forma que muito do que era feito de forma presencial começou a ser realizado por meios digitais. 

A ferramenta ganhou espaço para dar aulas, fazer reuniões,  realizar vendas de produtos e até mesmo psicólogos começaram a atender à distância com o novo meio. No início, o destaque do ZOOM foi pela qualidade e estabilidade, contudo, rapidamente o destaque se tornou negativo.

Um detalhe na ferramente alertou usuário com a divulgação de uma quebra na segurança e que dados estavam vazando. Por isso, recentemente a plataforma anunciou a criação de uma criptografia para aumentar a segurança do serviço.

Plataforma ZOOM ganhará criptografia para aumento de segurança
Fonte (Reprodução/internet)

Veja mais sobre a criptografia e se a plataforma está mais segura agora.

Mas não era apenas para contas pagas?

Para quem já acompanhava as atualizações sobre a plataforma Zoom deve ter visto que no dia 2 de junho o CEO da companhia afirmou que a criptografia de ponta a ponta era algo exclusiva para contas pagas.

Sobre a falta de segurança das demais conta, ele afirmou que a medida tinha como objetivo ajudar o FBI com possíveis investigações policiais. Já na quarta-feira (17) voltando atrás, o CEO afirmou expandira nova criptografia para todos os usuários, independente de ser conta paga, ou não.

Essa criptografia será codificada com a tecnologia AES 256 GCM e será semelhante à que já existe atualmente no Whatsapp, impedindo que dados vazem. Portanto, nem mesmo a plataforma Zoom vai conseguir ter acesso aos dados das reuniões, reduzindo o risco de que os dados sejam divulgados novamente.

Como ativar o modo de segurança

Diferente do Whatsapp, em que as conversas já são criptografadas automaticamente, quando quiser uma reunião segura usando o Zoom, o anfitrião vai ter que ativar a ferramenta nas configurações manualmente, mas, depois de ler as outras mudanças verá que isso faz sentido.

Quando a criptografia de ponta a ponta for ativada, não vai ser possível que convidados participem da reunião apenas com o áudio, usando a linha telefônica, como se fosse uma ligação. Além disso, os aparelhos especializados em videoconferências também não estão aptos para a função.

Para ativar, o anfitrião precisa cadastrar um número de celular que será atrelado à conta, assim, quando for ativada a ferramenta de segurança, vai ser preciso verificar todos que desejam entrar na reunião, quase que eliminando as chances de um ataque.

Data de lançamento

Essa nova segurança se tornou possível depois que a plataforma Zoom comprou a empresa Keybase, uma empresa de segurança que já possuía 6 anos no mercado.

Apenas a título de curiosidade, essa empresa foi fundada pelos mesmos criadores de um site de encontros, o site OkCupid, e era uma startup com menos de 30 funcionários e que será incorporada à Zoom.

Mas, embora tudo já esteja confirmado, apenas em julho que a nova criptografia estará rodando e, ainda, em fase Beta, isso é, em uma pequena fase de testes. Mas, em pouco tempo já será possível iniciar uma teleconferência pela plataforma sem se preocupar e com a sensação de segurança.

Como cadastrar na plataforma Zoom?

Para fazer o cadastro na plataforma, entre no site oficial da plataforma Zoom e clique na opção “Registrar-se grátis”. Depois disso, vai precisar preencher alguns formulários com algumas informações, que são o aniversário e um e-mail.

Então, será enviado para o e-mail informado um link para verificar, abra seu e-mail, clique no link e siga o passo a passo, tudo de forma bem simples e intuitiva.