Campanha “Fique em casa” viraliza no instagram

Quando o próprio CEO do Instagram, Adam Mosseri, divulgou que estava gerenciando uma das maiores redes sociais do mundo direto da sua garagem, ele mandou um recado: fiquem em casa.

A rede social lançou o “stay home”, em que em português quer dizer permaneça ou fique em casa em tradução livre. O contraste vem justamente pelo Instagram se tratar de uma rede social que há anos se dedica ao compartilhamento de viagens, destinos, fotos de lugares incríveis. Mas o momento pede que feed cheio de praias e resorts aguarde.

Você já compartilhou nas redes sociais sua foto com o novo emoji do Instagram “fique em casa”? Ainda não? A campanha já mobilizou muita gente. A rede social até criou uma sessão do stories no topo do feed com todas as fotos e vídeos com o emoji. Assim, é possível ver o que cada um dos seus seguidores está fazendo em casa. 

Instagram
Fonte: (Reprodução/Internet)

Vem saber mais.

Porque ficar em casa?

A campanha foi a prova de que se até o cabeça do Instagram, o CEO Adam Mosseri, está trabalhando da própria garagem porque nós não podemos? As medidas de isolamento foram recomendas pelas organizações médicas mundiais e visa conter a contaminação pelo coronavírus.

Atualmente, encontra-se dificuldade em manter a sociedade informada o suficiente para que sigam as orientações médicas de isolamento. O presidente Jair Bolsonaro, foi contra as medidas e relativizou a gravidade do coronavírus o chamando de “gripezinha”.

Ficando claro a dificuldade em mobilizar a população a seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Desde que ambos informaram da gravidade do coronavírus que se espalhava pelo mundo, no Brasil a medida foi tomada com antecedência para evitar um grande colapso na saúde.

Visto que uma grande tensão política se iniciou entre governadores apoiando a quarentena e o presidente não, foram artistas, anônimos, instituições e muitos outros a endossar o movimento e a dizer: fique em casa.

A onda das lives no Instagram

O isolamento voluntário ganhou a muitos na internet. Nas redes sociais, contas passaram a fazer lives para motivar as pessoas a permanecerem em suas casas. Teve academia oferecendo aula ao vivo em todos os horários. Entre elas a Academia Evolve, que em sua conta (@evolvegymbox) passou a dar aulas pela rede social. 

Quer saber como funciona? Basta seguir a conta e ficar atento aos horários das aulas. Nos horário das aulas de FitDance os professores entram na conta ao vivo para que as pessoas possam acompanhar direto da sua casa e fazer também. Não tem mais desculpa para ficar parado.

No mesmo esquema, Aline Riscado em seu perfil faz uma programação diária de lives em seu perfil. Tem vídeo ao vivo para todos os gostos, tem aula de meditação, exercícios e até oração. Para ficar bem informado, também tem jornalismo. O jornal The Intercept Brasil está fazendo lives em seu perfil comentando as principais notícias.

Instagram
Fonte: (Reprodução/Internet)

A repercussão na internet

Diversos famosos desde o início dos pedidos de isolamento começaram a compartilhar em seu Instagram apoio para o movimento. Entre eles Juliana Paes, que gravou um vídeo com a família pedindo para que todos ficassem em casa.

Também artistas internacionais, como Demi Lovato, Mariah Carrey, Elton John e outros que doaram dinheiro para combate ao coronavírus. Mariana Ruy Barbosa, que atualmente mora nos Estados Unidos, afirmou cancelar eventos para ficar em casa e motivou seus mais de 36 milhões de seguidores a fazer o mesmo.

Bruna Marquezine também aproveitou o Instagram para criticar a postura de quem não estavam seguindo as recomendações médicas.  Neymar escreveu aos seguidores “não é o vírus que circula. São as pessoas”. Ana Maria Braga também pediu para os idosos ficarem em casa. Algumas personalidades brasileira já foram diagnosticada com coronavírus, veja aqui.

Instagram
Fonte: (Reprodução/Internet)