Cidade de Israel testa projeto de estradas que recarregam veículos elétricos

A prefeitura de Tel Aviv, cidade de Israel, anunciou o lançamento de um projeto-piloto que visa instalar estradas inteligentes com carregamento elétrico sem fio para que ocorra a alimentação de transportes públicos da cidade, descartando a necessidade de carregadores com fios.

O projeto-piloto de estradas inteligentes foi realizado em parceria com as empresas ElectReon e Dan Bus Company. Ele será desenvolvido em um trecho de 600 metros que interliga a Estação Ferroviária da Universidade de Tel Aviv ao Terminal Klatzkin, em Ramat Aviv.

Os ônibus elétricos foram especialmente equipados com dispositivos que possibilitam as baterias dos veículos serem carregadas a partir da infraestrutura elétrica subterrânea enquanto os mesmos percorrem o trajeto. Tal iniciativa deve ter os seus testes concluídos em cerca de dois meses.

Projeto foi desenvolvido por startup 

A criação do plano é de responsabilidade da ElectReon Wireless, startup israelense que comercializa os seus sistemas prioritariamente a governos, operadoras de frotas e cidades. A iniciativa funciona a base da combinação de bobinas elétricas e receptores desenvolvidos unicamente para este fim.

As bobinas elétricas em questão são fabricadas em cobre e instaladas sob o percurso, podendo assim transmitir energia aos veículos elétricos. No que diz respeito aos receptores, eles são acoplados no piso dos veículos para que haja a entrega de energia diretamente ao motor e a bateria simultaneamente.

Cadastramento veicular via nuvem

O que é referente à comunicação com todas as unidades gestacionais, bem como a todos os veículos, é feita via tecnologia de nuvem. O sistema ainda permite mais espaço aos veículos, pois as baterias utilizadas são menores que as tradicionais. 

“Estamos trabalhando constantemente para reduzir a poluição do ar na cidade, e nosso plano de ação estratégico para nos preparar para as mudanças climáticas colocou a luta contra a poluição no topo da agenda ambiental do município”, afirmou Ron Huldai, prefeito de Tel Aviv-Yafo.

Proposta municipal visa sustentabilidade global 

Na cidade, a proposta criada faz parte de uma política municipal que vem atribuindo uma maior importância aos transportes elétricos em prol do meio ambiente. A prefeitura local também planeja distribuir estações de carregamento em espaços compartilhados, bem como adotar iniciativas e tecnologias inovadoras.

Posteriormente, a ElectReon pretende expandir os seus sistemas elétricos para englobar também trens e carros autônomos. Além de Tel Aviv, a empresa deve implementar um teste na Suécia, se tudo ocorrer como planejado, até o final deste ano.

Piloto será uma vitrine para o mundo

De acordo com o CEO da startup, Oren Ezer, o projeto-piloto será uma oportunidade para o mundo ver a capacidade de carga do transporte público urbano, pois a opção por realizar os primeiros projetos com ônibus municipais não é à toa.

O trecho foi selecionado após ser levado em consideração a intensidade populacional que é atendida pelo transporte público urbano, bem como seu papel como um dos principais poluidores no local, algo levado muito em conta pelos envolvidos no programa.

 “Se o piloto for bem-sucedido, avaliaremos – junto com o Ministério dos Transportes – sua expansão para outras localidades na cidade”, completou o prefeito.