Como fazer colagem dos artistas mais escutados no Spotify

Uma plataforma que faz colagens das músicas mais ouvidas do Spotify ficou famosa entre os jovens. Porém, como essa função não pode ser feita por aplicativos, o site que faz as colagens não teve divulgação. A plataforma de colagem, utiliza os Last.fm para gerar as músicas mais escutadas pelo usuário.

O Last.fm oferece diversos serviços para streaming, como Spotify e Tidal. O site coleta histórico de acesso das músicas do assinante e faz um ranking. Com essa ferramenta, é possível fazer as colagens com as capas dos álbuns mais escutados.

Antes de realizar o mosaico, é necessário cadastrar sua conta do Spotify no site do Last.fm. A partir do momento que o usuário realiza a sincronização do Last.fm com o Spotify, a contagem começa do mesmo dia.

Como fazer colagem dos artistas mais escutados no Spotify
Fonte: (Reprodução/Internet)

Veja como realizar a operação.

Como vincular a conta do Spotify com o Last.fm

Para realizar a sincronização da conta, é necessário que o usuário entre no site do Last.fm e realize o cadastro. O site pode ser acessado tanto pelo celular quanto no computador. Na tela inicial clique em “Join” e insira as informações que a plataforma pede.

Depois de cadastrado, no canto superior direito clique em “settings” e no menu da página procure por “applications”. Na página aberta, clique em “connect” na opção do Spotify Scrobbling.

Para finalizar a  efetivação da sincronização, uma página será aberta com os termos de condições do Spotify. Leia-os com atenção e clique em “accept”. A partir disso, todas as músicas que o assinante escutar serão monitoradas pelo Last.fm.

Colagem das músicas mais escutadas

Para realizar a colagem, é necessário que o usuário utilize o serviço de streaming por até 2 semanas. Caso isso não for feito, a plataforma que faz a colagem não consegue realizar a montagem.

Como fazer colagem dos artistas mais escutados no Spotify
Fonte: (Reprodução/Internet)

A plataforma não é oficial do Last.fm e nem do Spotify, portanto não se sabe por quanto tempo ficará ativa. No site, entre no Last.fm collage generator e insira o nome de usuário que foi registrado no Last.fm.

Ao lado, estão algumas opções a serem configuradas, e defina como “Overall” e 4×4. Também é necessário desmarcar a opção “Display album/artist captions”. Feito isso, clique em “submit” e espere a colagem ser gerada. Depois de feita, clique em salvar e poste onde quiser.