Fortnite é banido da Apple Store – Entenda o caso

Nesta quinta-feira (13) a Apple não aceitou as críticas da Epic Games e decidiu por fim banir o Fortnite da Apple Store. 

A decisão veio depois que a Epic Games decidiu oferecer um canal de pagamento mais barato aos usuários, excluindo a Apple da decisão, que recebe 30% das vendas feitas no app.

Diante disso, a Google Store também decidiu excluir o aplicativo de sua loja de aplicativos, a Play Store. 

Fortnite é banido da Apple Store - Entenda o caso
Fonte: (Reprodução/Internet)

Epic Games burlando as regras

Para um jogo ser postado tanto na App Store quanto na Play Store, os desenvolvedores devem estar cientes que as vendas que ocorrem dentro do aplicativo, 30% são dos patrocinadores, que no caso é a Apple. 

Com isso, a Apple justifica a exclusão com o argumento de que a Epic Games violou as orientações da App Store e que segundo a companhia, elas são válidas igualmente à todos os desenvolvedores para garantir a segurança dos usuários.

“A Epic habilitou um recurso em seu app que não foi revisado e aprovado pela Apple e eles o fizeram com a intenção expressa de violar as orientações da App Store sobre pagamentos dentro de aplicativos que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem bens digitais ou serviços”, disse a Apple em comunicado.

Apple acusa empresa de se beneficiar do sistema

Além do ocorrido, a Apple ainda acusa a Epic Games de se beneficiar por mais de uma década do sistema da App Store. Mesmo assim, afirma que o aplicativo ainda é bem-vindo a voltar à loja assim que respeitarem as condições oficiais da empresa.

A desenvolvedora do Fortnite sabia que iria cortar a parte da Apple quando introduziu o novo canal, mas decidiu continuar. Quando foi anunciada a retirada do jogo da App Store, imediatamente a Epic Games abriu um processo contra a empresa que foi divulgado no perfil oficial do Twitter:

Fortnite é banido da Apple Store - Entenda o caso
Fonte: (Reprodução/Internet)

O documento em si acusa a Apple de se tornar uma empresa que quer controlar mercados, bloquear competição e engessar inovação. A Epic Games também disse que a Apple está tomando medidas monopolistas e anticompetitivas ao não permitir que outro canal de pagamento seja introduzido.