Microsoft detalha o processo de criação do controle dos novos Xbox

Recentemente a Microsoft afirmou que o controle dos novos Xbox irá manter as características da geração anterior. Além disso, também foram revelados mais detalhes referentes às pequenas mudanças que ele apresenta.

Segundo a companhia, o controle é a parte mais importante do produto como um todo, pois é ele que será utilizado por horas pelos jogador,es e que, caso a fabricante se equivoque, a experiência de jogo pode se tornar insuportável.

Em um artigo publicado no Medium, a empresa detalhou algumas opções de design para os controladores Xbox Series X e Series S. O supervisor explicou o motivo de algumas coisas permaneceram basicamente com o mesmo propósito, enquanto outras mudaram.

Microsoft detalha o processo de criação do controle dos novos Xbox
Fonte: (Reprodução/Internet)

Novo controle trará familiaridade aos usuários

Segundo o designer sênior Ryan Whitaker, os dedos das pessoas possuem alta sensibilidade as mudanças e, por isso, boa parte das decisões tomadas são referentes ao objetivo de manter a familiaridade com as gerações anteriores, principalmente quando a retrocompatibilidade é o apelo principal dos usuários.

Ao olhar para os novos controles, a mudança mais óbvia tem sentido no D-Pad, ou direção digital. No lugar da cruz, como na geração que chega ao seu fim este ano, a Microsoft se inspirou em um caminho alternativo tendo como base o controle Elite da empresa, com uma união de prato e cruz.

Mais de 100 testes foram realizados

Em contrapartida, para chegar no modelo final, a equipe de design necessitou testar mais de 100 alternativas. Whitaker afirmou que a companhia escolheu a opção definitiva por pensar que houve uma combinação melhor entre a precisão e o feedback tátil da cruz tradicional com o acesso às diagonais do prato facetado.

Em gerações passadas, a Microsoft levava em consideração apenas do 5º percentil até o 95º, porém o novo controle é capaz de incluir até o 3º percentil. Isso significa que, na prática, o acessório foi pensado para ser acessível também para mãos menores, que são dezenas de milhões de pessoas no mundo. 

Novo botão dedicado foi criado

Após alguma discussão, a equipe decidiu que botões dedicados são melhores do que botões de combinação (por exemplo, no Xbox One, os usuários precisam pressionar o botão central três vezes), permitindo o compartilhamento de clipes e capturas sem depender de uma interface de usuário que aparece na tela e interrompe o jogo.

“Todos os botões fazem parte do controle desde o início, então adicionar um novo botão é uma decisão muito deliberada para o Xbox. Queríamos ter certeza que o motivo por trás de adicionar um botão era uma parte integral de como as pessoas jogam hoje”, completou Whitaker.