PS5: saiba quais são as funcionalidades do controle do novo console

A chegada do famoso Playstation 5 (PS5) está perto e com isso algumas informações sobre o console estão aparecendo durante o período de espera até seu lançamento. O novo controle do console é muito esperado por seu design diferenciado das demais versões. 

O joystick de um console é uma parte muito importante em sua composição, e cada detalhe faz a diferença. Portanto, a gigante da tecnologia, Sony, decidiu investir em detalhes diferentes das versões anteriores do Playstation.

Os desenvolvedores do Playstation 5 explicaram como estão sendo desenvolvidos os gatilhos adaptativos e os feedbacks táteis do controle DualSense, para a melhoria da experiência dos usuários. 

PS5: saiba quais são as funcionalidades do controle do novo console
Fonte: (Reprodução/Internet)

Gatilhos adaptativos e feedback tátil

Os gatilhos adaptativos são funcionalidades que incluem certas resistências ao toque de acordo com a modalidade do jogo. Esses gatilhos foram adicionados aos botões L2 e R2 do DualSense e podem ser implementadas em mais botões.

Já o feedback tátil será como o controle irá reagir, como vibrações e outras sensações que os jogos passam ao usuário. Geralmente, o feedback tátil está presente em momentos de tensão em alguma situação de perigo nos jogos. 

Gatilhos adaptativos em jogos

Segundo os desenvolvedores do PS5, em jogos como “Call Of Duty” os gatilhos adaptativos serão utilizados para dar uma sensação diferente em cada troca de arma. Ou no jogo “Deathloop”, se uma arma emperrar, o gatilho do controle também irá emperrar.

Feedback tátil 

Os jogos que mais utilizam os feedbacks táteis são aqueles voltados à aventura. Por exemplo, no game “Demon’s Souls” a funcionalidade faz o usuário se sentir “mais corajoso”, ou faz uma situação parecer “mortal”. A frase escolhida para o lançamento do DualSense foi:

“Um mundo onde você pode sentir a força na ponta dos dedos”.

Teaser do controle

Nesta quinta-feira (20) a Sony lançou seu primeiro teaser oficial do Playstation 5, que começará a ser comercializado no final de 2020. O vídeo em si, mostra as sensações que o usuário poderá desfrutar com o novo controle. 

O trailer do DualSense é em português e a narração convida o público a usufruir do “mundo de sensações mais intensas”. Essa frase faz referência à tão esperada modalidade do feedback tátil.