Tiktok é acusado de coletar dados de usuários Android

Recentemente, a desenvolvedora do TikTok, a ByteDance, envolveu-se em problemas com o governo dos Estados Unidos. 

A desenvolvedora foi pega coletando o endereço MAC dos smartphones dos usuários do Android, ação que é proibida pelos termos do Google Play. 

O endereço MAC é um código identificador de aparelhos conectados a redes da internet. Por cada aparelho ter o próprio código, eles permitem vinculá-los a algum usuário específico. 

Tiktok é acusado de coletar dados de usuários Android
Fonte: (Reprodução/Internet)

TikTok e a coleta de dados

Pelo MAC ser um código único, ele aprova o vínculo à algum utilizador, permitindo formas invasivas de publicidade ou outros usos mais ocultos. O Wall Street Journal descobriu que cerca de 350 apps quebravam as restrições da Apple e do Google e coletavam estes dados.

Entre estes aplicativos estava o TikTok, que parou de coletar os códigos em novembro do ano passado, pois estava sendo pressionado pelo governo dos Estados Unidos. Porém, a situação “resolvida” ainda deixou o governo de Donald Trump com a pulga atrás da orelha.

Prova disso é que o governo ameircano acusou o TikTok de coletar as informações de usuários e repassá-las ao governo chinês. Com essa acusação, permitiu-se que o aplicativo fosse classificado como ameaça à soberania nacional.

App é banido dos EUA

Os desenvolvedores do TIktTok defendem-se dizendo que a coleta de dados não vai além do que faz um aplicativo de rede social concorrente. Entretanto, a coleta dos números MAC é uma ação ilegal e já é visada por invasão de privacidade.

Com a repercussão, Donald Trump assinou uma ordem executiva dizendo que o aplicativo será extinto do país a partir de 20 de setembro. Diante disso, a Microsoft pronunciou seu interesse na compra do aplicativo nos Estados Unidos. 

A ByteDance, continua respondendo com insatisfação contra a medida tomada pelo governo americano. A empresa já tentou entrar em contato com a justiça do país para reverter a situação, porém a tentativa não foi atendida.