Vespas asiáticas são encontradas nos Estados Unidos

Como se não bastassem tantas preocupações do dia a dia, agora apareceram alguns insetos que andaram tirando a paz de muitos por aí. Os internautas fizeram um rebuliço na internet por conta das chamadas vespas asiáticas.

Como assim vespas? E porque especificamente asiáticas? Isso mesmo, vespas. Elas foram intituladas como assassinas por algumas pessoas, alegando que elas matam qualquer animal ou pessoa com apenas uma picada.

Recentemente, elas apareceram nos Estados Unidos e causaram grande pavor aos norte-americanos. Mas será que é tudo isso mesmo? Vamos entender um pouquinho melhor sobre esse evento inesperado. Será que elas chegam ao Brasil?

Foto: Reprodução/internet

Quer entender o porquê esses insetos causaram tamanho medo na população? Neste artigo, vamos falar sobre o que especialistas têm dito a respeito e como foi a reação da internet ao saber das vespas asiáticas.

Entenda sobre as Asian Hornets

Vespas Asiáticas ou Asian Hornets, em inglês, são insetos de origem do continente asiático. Elas podem ser encontradas mais precisamente na Indonésia, China e Índia, entretanto, podem se espalhar por vários lugares do mundo.

Até o presente momento, estudiosos alegam que elas não oferecem perigo aos humanos, mas são verdadeiras predadoras de abelhas. As vespas podem chegar ao tamanho de aproximadamente 5 centímetros.

Foto: Reprodução/internet

De acordo com o portal G1, cientistas americanos afirmam que o risco de seres humanos serem picados e precisarem ir ao hospital é muito pequeno. Então, aparentemente, não é necessário se alarmar por conta disso, ao menos por enquanto.

Relatos nos Estados Unidos

Os norte-americanos se deparam com as apelidadas vespas assassinas na cidade de Washington. Isso causou um alvoroço na população e principalmente na internet. Inclusive, páginas online têm divulgado vídeos desse inseto matando um rato de forma extremamente rápida. E alegando também que ele pode matar pessoas, causando um verdadeiro pavor.

Alguns profissionais alegam que se uma pessoa for picada  diversas vezes, uma espécie de veneno liberado por ele pode levar a morte. No entanto, outros especialistas em entomologia (estudo dos insetos), descartam a possibilidade de vespas asiáticas, serem assassinas. Pelo menos para os humanos.

A chegada desses insetos gigantes, preocupou os governos de estados americanos pois elas podem ameaçar o mercado de exploração do mel,  elas conseguem destruir toda uma colmeia em um único ataque. Veja essa reportagem que encontramos:

É possível chegar ao Brasil ?

O país já sofre com o alto índice de mosquito da dengue em várias regiões, ter mais um inseto para preocupar o governo seria uma situação péssima. Como é algo relativamente novo, não se sabe ao certo se existe a possibilidade de nos depararmos com as Asian Hornets

De acordo com o portal Terra, o clima do Brasil pode ser um empecilho para esses insetos se instalarem.  Ainda bem que o nosso país tem o clima tropical e isso não agrada essa espécie, ela gosta de ambientes que possuem as estações absolutamente definidas, como acontece nas regiões dos polos e trópicos.

A preocupação maior dos especialistas é em relação ao mercado de produção de mel, pois uma vez ocorrida a chegada dessas vespas, elas irão prejudicar  os negócios de muita gente que trabalha neste ramo. Por enquanto, não há preocupações quanto a vinda delas ao continente sul americano.