Whatsapp lança QR code para compartilhamento de número

Em maio foi noticiado que o WhatsApp, uma das maiores redes sociais de mensagens instantâneas, estava testando uma nova funcionalidade, que permitiria que o usuário do app pudesse ter seu número compartilhado por QR Code e automaticamente ao ser lido ser salvo na lista telefônica de um aparelho celular.

O recurso saiu da fase de testes na versão Beta do aplicativo em Android e iOS e foi liberado na última quinta-feira (9 de julho) para ambos os sistemas. Agora, a ferramenta torna possível, que os usuários possam ter maior facilidade ao trocar mensagens com outros números.

Para quem possui conta comercial, a atualização traz também a praticidade de conversar com clientes apenas através do código compartilhado, sem precisar que os mesmos necessitem digitar manualmente o número para salvar no celular.

Whatsapp lança QR code para compartilhamento de número
Fonte: Reprodução/Internet

Quer entender mais sobre a novidade do WhatsApp? Confira todas as informações aqui neste artigo.

QR Code o novo lançamento do WhatsApp

O WhatsApp vem recebendo novas configurações nos últimos dias, a novidade mais recente ficou por conta da disponibilização de compartilhamento de um número de celular por um código gerado: o QR Code.

Dessa forma, quem possui conta da rede social (WhatsApp Business) pode se beneficiar do lançamento, ao enviar o QR Code para clientes e os mesmos não precisarem digitar e salvar o número comercial em seu aparelho celular, assim como era feito anteriormente.

Além disso, a empresa que utilizar a ferramenta pode criar uma mensagem automática que será compartilhada toda vez que o código QR for lido, assim como pode ter maior alcançabilidade de seu negócio ao divulgar o mesmo em outras redes sociais em formato de imagem (foto), em banners, entre outros. O QR Code passa a ser como um primeiro contato da empresa com o cliente.

Quem pode se beneficiar da novidade do WhatsApp?

A ferramenta promete ser um aliado para donos de negócios. O recurso encontra-se disponível para a versão mais atualizada do WhatsApp Business, para isso, donos de contas comerciais precisarão fazer a instalação disponível nas lojas de aplicativos Google Play para o sistema Android e App Store para iOS.

Por enquanto a novidade está liberada para usuários com contas comerciais, mas gradualmente está se tornando acessível também aos outros usuários com contas comuns. Confira em seu WhatsApp em configurações se a novidade já está disponível para você. Ela aparecerá como um símbolo próximo a foto de perfil. Encontrando-a, em seguida, basta clicar no ícone e ter acesso ao seu código.

Como utilizar?

Após atualizar o aplicativo na última versão, o usuário de conta comercial terá acesso ao recurso no menu configurações do aplicativo, na opção “Link Curto”.

Já os usuários comuns que queiram entrar em contato com estabelecimentos comerciais, farão o escaneamento do código QR ao acessar a opção no próprio WhatsApp de seu dispositivo móvel. Com a leitura o número será automaticamente salvo em sua agenda de contatos.

Com a identificação, em seguida o cliente já poderá trocar mensagens com a conta. Esse código poderá ser redefinido pelo dono do número quantas vezes desejar.

É verdade que assim o número do WhatsApp não será visto?

Não, a ferramenta não torna o número da conta do WhatsApp “invisível”, quando da leitura do QR Code, o outro usuário terá acesso normalmente ao número salvo em sua agenda telefônica.