Xbox Series X: primeiras impressões destacam o poder do console

Os novos videogames da Microsoft entram em pré-venda no mercado brasileiro nesta terça-feira (29), mas alguns portais estrangeiros já tiveram a chance de experimentar alguns dos novos recursos que a nova geração do console pode proporcionar aos usuários.

Apesar de a Microsoft ter fornecido as unidades apenas para testes, os veículos beneficiados ainda possuem uma série de restrições referentes ao conteúdo que é permitido publicar até então. Ambos modelos, Xbox Series X e Series S, estarão disponibilizados no mercado brasileiro.

Tendo os limites impostos pela empresa a vista, as primeiras impressões do videogame giram, em sua maioria, em torno da performance que o mesmo proporciona ao rodar jogos retrocompatíveis, bem como das impressões sobre a interface, o sistema e o próprio console em si.

Xbox Series X: primeiras impressões destacam o poder do console
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quick Resume permite jogabilidade múltipla

Das novidades do novo console, uma das ferramentas mais importantes para os fãs, de acordo com a empresa, é a adoção do Quick Resume. Com ele, o usuário terá a possibilidade de alternar de maneira rápida entre jogos da plataforma, sem precisar interromper nenhum deles.

No console atual, é possível manter apenas um jogo congelado na memória enquanto o jogador pode navegar pela interface. Caso queira abrir outro título, é necessário que o primeiro seja descartado. Tal função é similar ao Alt+Tab, presente em computadores.

Jogos se alternam em questão de segundos

Segundo o portal Ars Technica, em apenas oito segundos o console foi capaz de alternar entre um jogo e outro. A título de comparação, é comum que o Xbox One leve em torno de 5 minutos para realizar a mesma tarefa.

Com o Quick Resume, foi possível engatilhar até 12 jogos de diversas gerações, como Xbox One, Xbox 360 e o primeiro Xbox de 2001. Os tempos de carregamento variam entre 5 e 11 segundos.

Jogos remotos possuem melhor desempenho

Os portais não puderam detalhar os jogos da nova geração, precisando se restringirem a impressões de jogos retrocompatíveis. O console aproveitou o SSD integrado para reduzir em aproximadamente 73% os tempos de carregamento durante os experimentos realizados.

Vale ressaltar que nenhum dos jogos testados foi atualizado com um novo patch para funcionar melhor com o Xbox Series X, ou seja, não foram otimizados para o SSD. Isso pode concluir que os títulos produzidos para a nova geração, ou atualizados, podem tirar proveito máximo do equipamento.

Elementos gráficos aprimorados

O site The Verge ressalta ainda que os elementos gráficos de jogos aparecem mais rapidamente, citando como exemplo os menus de inventário e ajustes do personagem do jogo “Destiny 2”.

Novo controle com ajustes milimétricos

A fim de tornar o controle mais confortável, a Microsoft realizou pequenas alterações na função. Além da nova posição do botão da logo da marca, houve a adesão de um novo que permite compartilhamento de conteúdo, captura e transmissão de vídeos para outros serviços.

Os gatilhos do acessório também foram remodelados, com uma nova textura. A empresa afirmou ter diminuído consideravelmente a latência do acessório, ou seja, o tempo de resposta ao apertar um botão é menor se comparado com outras gerações.